domingo, 22 de novembro de 2009

EVANGELISMO NO NATAL !!! (Is 9:6)


O espírito consumista e mercantilista do natal, bem como a ênfase na árvore e no papai Noel, se contrapõe a mensagem do Evangelho que anuncia que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho pra morrer por nós. Aliás, esta é a grande nova! Deus enviou Seu Filho em forma de Gente!
Sem sombra de dúvidas, sou absolutamente contra, árvores, duendes, papai Noel e outras coisas mais que incentivam este espírito mercantilista natalino. No entanto, acredito que antes de qualquer posição, decisão , quanto ao que fazer do e no natal devemos responder sinceramente pelo menos três indagações:
1. Será que existe alguma festividade ou festa no mundo que tenha o poder de convergir tanta gente em torno da família, do lar como o natal?
2. Em virtude do grande poder e influência que o natal exerce na sociedade ocidental será que não deveríamos aproveitar a oportunidade e anunciar a todos quanto pudermos que “Um Menino nos nasceu e um Filho se nos deu?
3. Seria inteligente de nossa parte desconsiderarmos o natal extinguindo-o definitivamente do nosso calendário em virtude do espírito mercantilista natalino que impera na nossa sociedade?
Outras considerações:
Apesar de não observarmos textos bíblicos que incentivem a celebração do natal, é absolutamente perceptível em diversas passagens a importância e relevância do nascimento e encarnação do Filho de Deus. As Escrituras, narram com efusão o nascimento do Messias. Se não bastasse isso, sem a Sua vinda, não nos seria possível experimentarmos da salvação eterna e da vida vindoura. Portanto, comemorar o natal, (ainda que saibamos que o Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro) significa em outras palavras relembrar a toda a humanidade que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, pra que todo aquele que nEle cresse não perecesse mais tivesse vida eterna.
Isto nos leva a seguinte conclusão:
1. O natal nos oferece uma excelente oportunidade de evangelização.
Em todos os registros históricos percebemos de forma impressionante o quanto os irmãos primitivos eram apaixonados, entusiastas e extremamente corajosos na proclamação do Evangelho. Estes homens e mulheres de Deus eram movidos por um desejo incontrolável de pregar as Boas Novas. Eram pessoas provenientes de classes, níveis e posições sociais das mais diversas: artesãos, sacerdotes, empresários, escravos, gente sofisticada bem como pessoas simples e iletradas. Entretanto, ainda que diferentes, todos tinham em comum o sentimento de urgência em anunciar a Cristo.
Vale a pena ressaltar que Jesus comumente usou as festas judaicas como meio de evangelização. Os quatro Evangelhos, nos mostram o Senhor pregando e ensinando coisas concernentes ao Reino de Deus a um número considerável de pessoas em situações onde a nação celebrava alguma festividade. Na verdade, Ele aproveitava os festejos públicos pra anunciar as Boas Novas da Salvação Eterna.
Ora, tanto nosso Senhor quanto à igreja do primeiro século tinham como missão prioritária à evangelização. Portanto, acredito que o natal seja uma excelente ocasião pra anunciar a Cristo aos nossos familiares e amigos. Isto afirmo, porque geralmente é no natal onde a maioria das famílias se reúnem. O natal nos propicia uma grande oportunidade de proclamarmos com intrepidez a Cristo.!!!!