domingo, 17 de janeiro de 2010

DONS ESPIRITUAIS !!!





Autor: Pr. Marcelo Rodrigues de Aguiar (*)
INTRODUÇÃO:

Você já reparou como as crianças agem a respeito dos presentes de aniversário? Primeiro, elas os ESPERAM. Depois os RECEBEM. Até aí, tudo bem. Mas logo elas passam a EXIBI-LOS, e, finalmente, a BRIGAR por causa deles.Muitos crentes agem com a mesma infantilidade a respeito dos dons espirituais.Quais as razões das muitas disputas e desentendimentos a respeito dos dons? São a IGNORÂNCIA (1Co 12.1) e o EGOÍSMO (1Co 12.17).
ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?


O QUE OS DONS ESPIRITUAIS NÃO SÃO:
Não são prova de batismo no Espírito Santo, nem evidência de espiritualidade (1Co 12.7 – “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”). Essa evidência é o fruto do Espírito (Gl 5.22,23 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei”).Não são talentos naturais (Ef 4.8 – “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens”). Não há um dom espiritual da pintura, ou da música, por exemplo.Não são uma lista finita de nove dons (Rm 12.6-8 – “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”; 1Co 7.7 – “Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra”; 12.8-10 – “Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas”; Ef 4.11 – “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”; 1Pe 4.9-11 – “Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém”).


QUAIS SÃO OS DONS ESPIRITUAIS:
PROFECIA – Falar em nome de Deus (Gn 20.7;Dt 13.1-3). É um dom importante (1Co 14.1-5). Edifica toda a igreja.MINISTÉRIO – Ajudar os outros em tudo o que for necessário (Rm 12.7).ENSINO – Estudar, entender e transmitir as coisas de Deus (Rm 12.7). É um dom para o qual é necessário dedicação.EXORTAÇÃO – Não é colocar o dedo no nariz de ninguém, mas corrigir e encorajar (Rm 12.8).REPARTIR – Renunciar aos próprios bens em favor dos necessitados (Rm 12.8; 1Co 13.3).PRESIDIR – Governar, liderar com zelo. É o dom de assumir a liderança de trabalhos da igreja (Rm 12.8).MISERICÓRDIA – Sentir a dor do próximo e providenciar ajuda (Rm 12.8). Quem tem esse dom empatiza com os sofredores. É preciso alegria para não se deixar consumir.CELIBATO – Permanecer solteiro dedicando-se à causa (1Co 7.7,8; Mt 19.10-12).SABEDORIA – Para defender o evangelho em dificuldades, combatendo divisões ou heresias (1Co 12.8).CIÊNCIA – Inteligência sobrenatural. É o dom dos grandes teólogos. Também chamado de dom de conhecimento (1Co 12.8).– Viver pela confiança em Deus (1Co 12.9).CURA – Instrumento nas mãos de Deus para orar pelos enfermos e vê-los sarados (1Co 12.9).MILAGRES – Tornar o impossível possível (1Co 12.10).DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS – Descobrir a intenção por trás dos fatos e das pessoas (1Co 12.10). Distinguir quando algo é de Deus, do homem ou do diabo.LÍNGUAS – Em Pentecostes, foi a capacidade de falar e ser entendido em qualquer idioma (At 2.8). Na igreja de Corinto, era uma língua ininteligível, usada para louvar ao Senhor (1Co 12.10). É considerado o menor dos dons, por não edificar a igreja (1Co 14.4). Paulo procurou disciplinar o seu uso (1Co 14.26-33).INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS – Tornar o conteúdo da língua ininteligível conhecido (1Co 12.10). Não serve para revelação e sim para louvor, pois quem fala em línguas não fala aos homens e sim a Deus (1Co 14.2).APÓSTOLO – É o missionário pioneiro (1Co 12.28).MESTRE – Formar discípulos (1Co 12.28).EVANGELISTA – Capacidade de evangelizar ou de comandar o evangelismo (Ef 4.11).PASTOR – Cuidar, proteger, dirigir e alimentar o rebanho de Deus, que é a igreja (Ef 4.11).HOSPITALIDADE – Usar sua casa como um hotel de Deus (1Pe 4.9).


CONCLUSÃO:
Os dons espirituais devem abençoar, não dividir. Eles foram dados por Deus para a edificação do corpo de Cristo. Cada crente tem pelo menos um Dom. Nenhum crente tem todos os dons. Por isso precisamos uns dos outros. Devemos descobrir, usar e desenvolver os nossos dons. Devemos empregá-los com humildade, sabedoria, dependência e espiritualidade

(*) Pr Marcelo Rodrigues de Aguiar é pastor Interino da Igreja Batista em Mata da Praia, professor do SETEBES – Seminário Teológico Batista do Estados do Espírito Santo, bacharel em Teologia e Psicologia, Psicólogo clínico e escritor.