sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TUDO ESTÁ NO CONTROLE DE DEUS !!!! (Lc 21:11)



Um forte terremoto atingiu o Haiti nesta terça-feira, causando a queda de construções na capital, Porto Príncipe, e deixando moradores sob escombros. Há dezenas de mortos e feridos, e escobros bloquearam estradas na cidade, de acordo com a agência de notícias Reuters. O embaixador americano no país, Raymond Joseph, disse que houve uma "catástrofe de grandes proporções", mas relatos precisos são difíceis porque as comunicações foram afetadas.
O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. O Brasil comanda cerca de 7.000 soldados da força de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1.300 homens na região. O Ministério da Defesa informou, por meio de nota, que houve "danos materiais" em instalações usadas por brasileiros, mas não citou vítimas.
O terremoto provocou a emissão de um alerta de tsunami para partes do Caribe, que posteriormente foi suspenso, informou o Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico.
"Tudo começou a sacudir, as pessoas estavam gritando, as casas começaram a cair [...] é o caos total", disse um repórter da agência Reuters. "Vi pessoas sob os escombros, e pessoas mortas", acrescentou.
De acordo com medição preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve 7 graus de magnitude e aconteceu a cerca de 10 km de profundidade, a 22 km da capital haitiana, que tem mais de 1 milhão de habitantes.
A agência Associated Press informou que um hospital desmoronou em Petionville, perto da capital, e que pessoas estavam gritando por socorro. Outros prédios também foram danificados.
Meios de comunicação locais, citados pela agência France Presse, informaram que o palácio Presidencial desabou. O embaixador haitiano nos EUA, Raymond Alcide Joseph, disse à rede CNN que o prédio foi afetado.
"Meus país está enfrentando uma grande catástrofe", disse o diplomata haitiano.
Arte/Folha Online
Um funcionário local para o programa americano Food for the Poor informou ter visto a queda de um prédio de cinco andares em Porto Príncipe, disse à Reuters a porta-voz do grupo, Kathy Skipper.
Outra funcionária do grupo disse haver mais casas destruídas do que erguidas na rua Delmas, uma importante avenida da cidade.
Moradores em pânico tentavam desesperadamente resgatar pessoas sob os escombros ou buscavam por parentes desaparecidos.
"As pessoas estão gritando 'Jesus, Jesus' e correndo em todas as direções", disse o repórter da Reuters.
Um grande terremoto, de magnitude 7,0 ou maior, é capaz de provocar danos graves. O tremor foi seguido de dois tremores fortes, de magnitudes iniciais de 5,9 e 5,5.
O Ministério de Relações Exteriores do Brasil disse à Reuters que o contato telefônico com representantes na capital haitiana está "muito difícil", mas que "vai tomar providências no sentido de verificar se há brasileiros entre os mortos e feridos".
O embaixador brasileiro no Haiti, Igor Kipman, que está no Brasil, disse que o prédio da embaixada sofreu danos graves. Ele disse que, além dos membros da força da ONU, há entre 50 e 60 civis brasileiros no Haiti.
O brasileiro André D´Ávila, coordenador da ONG Viva Rio, que está em Porto Príncipe, disse ao canal de TV Globonews que parte da cidade está sem luz e que os telefones na cidade não estão funcionando. A entrevista foi feita via internet.
A embaixada americana em Porto Príncipe informou que telefones e celulares na capital não estão funcionando, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Charles Luoma-Overstreet.
O presidente americano, Barack Obama, disse que "seus pensamentos em orações" estavam com o povo do Haiti. "Estamos monitorando a situação de perto e estamos prontos para ajudar as pessoas do Haiti".
O forte terremoto foi sentido com grande intensidade na vizinha República Dominicana, disseram autoridades.
"Onde quer que eles sentiram os efeitos do terremoto, não foi relatado qualquer dano, mas temos vindo a acompanhar todos os lugares mais vulneráveis", disse Luis Luna Paulino, diretor de imprensa da Defesa Civil.
A antena agência de notícias oficial Antena disse que o terremoto foi sentido na capital dominicana às 17h52 (19h52 em Brasília) e durou aproximadamente 34 segundos.
O instituto sismológico de Santo Domingo disse que o terremoto teve uma magnitude de até 6,8 graus nas áreas mais afetadas, segundo a imprensa dominicana.
O Centro de Operações de Emergência (COE) emitiu um alerta vermelho em 17 Províncias, ao longo da costa atlântica e do mar do Caribe, para a ameaça de tsunami para a República Dominicana. O diretor do COE, Juan Manuel Méndez, pediu à população ficar longe das zonas costeiras e manter a calma.
Centenas de pessoas entraram em contato com programas de rádio dizendo ter sentido com intensidade o tremor. Em cidades do norte e do sul, houve cenas de pânico, onde as pessoas saíram para rezar por medo, de acordo com um jornalista agência France Presse.
O governo ordenou o fechamento temporário do metrô de Santo Domingo, inaugurado em 2009.