domingo, 12 de dezembro de 2010

JOÃO BATISTA (Jo 1:19-34) !!!


Não há como fazer rodeios. João Batista era único. Ele usava roupas curiosas, comia alimentos estranhos e pregava uma mensagem singular aos judeus que iam vê-lo nas regiões desérticas. Mas João não visava a própria singularidade. Antes, almejava a obediência. Sabia que tinha um papel específico a desempenhar no mundo: "anunciar a Vinda do Salvador". Assim, dedicou todas as suas energias para executar esta tarefa.
Lucas nos informa (Lc 3:3-18) que João foi para o deserto quando a Palavra de Deus dirigiu-o a fazê-lo. João estava pronto a esperando. O anjo que tinha anunciado o nascimento de João a Zacarias (Lc 1:11-17) deixou claro que a criança seria um narizeu, uma pessoa separada para a obra de Deus. João permaneceu fiel a esse chamado.
Esse homem de aspecto rude não tinha poder nem posição no sistema político judaico, mas falava com uma autoridade quase irresistível. As pessoas eram tocadas por suas palavras, porque falava a verdade, desafiando-as a abandonar seus pecados e a batizar-se como sinal de arrependimento. Centenas de pessoas aceitaram sua mensagem. Porém, enquanto multidões o buscavam, João apontava para alguém superior: nunca se esquecia de que sua incumbência era anunciar a Vinda do Salvador!
As palavras da verdade levavam muitos ao arrependimento, mas outros, à resistência e ao ressentimento. João desafiou até Herodes a admitir seu pecado. Herodias, a mulher com quem Herodes havia se casado, decidiu livrar-se daquele pregador do deserto. Contudo, embora Herodes tenha sido capaz de mandar matar João, não foi capaz de deter a mensagem deste. Aquele a quem João Batista anunciava já estava a caminho. João havia cumprido sua missão!!!
Deus tem dado a cada um de nós um propósito na vida; podemos confiar nEle paea guiar-nos. João não conheceu a Bíblia como nós a temos a conhecemos hoje, porém viveu sua vida de acordo com a verdade que conhecia, disponível no Antigo Testamento. Do mesmo modo, podemos descobrir na Palavra de Deus as verdades que o Senhor quer que conheçamos. E a medida que estas verdades operem em nós, outros serão atraídos para Jesus. Deus pode usar você de uma maneira singular. Atenda ao chamado de Deus; tenha a dispoisição de segui-Lo fielmente hoje!!!
1) Pontos Fortes e Êxitos : Foi o mensageiro designado por Deus para anunciar a chegada de Jesus. Foi um pregador determinado, cujo tema de sua mensagem foi o arrependimento. Foi um destemido confrontador. Ficou conhecido por seu estilo de vida diferente. Era inflexível quanto à mensagem.
2)Lições de Vida: Deus não garante uma vida sem perseguições ou fácil para aqueles que O servem. Realizar a vontade de Deus é o maior investimento que podemos fazer na vida. Permanecer na verdade é mais importante do que a própria vida.
3)Informações Essenciais: Local==> Judéia; Ocupação==> Profeta; Familiares==> seu pai foi Zacarias e sua mãe foi Isabel; era primo de Jesus. Contemporâneos==> Herodes e Herodias.
4)Versículo-Chave : "Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nsacido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos Céus é maior do que ele" (Mt 11:11).
A história de João Batista é contada em todos os quatro Evangelhos. Sua vinda foi predita em Is 40:3 e em Ml 4:5 ; ele também é mencionado em At 1:5,22; 10:37; 11:16; 13:24-25; 18:25; 19:3-4.

Assim como João Batista, sejamos simples sem o desejo de sermos "GRANDES" pois "GRANDE É O SENHOR"!!! Deus nos abençoe muitíssimo. Amém !!! Shalom !!!