A PESSOA DO FILHO DE DEUS : É importantíssimo lembrar que a existência do Filho de Deus não teve início com o nascimento de Jesus em Belém. Já havia referências a Ele como o Filho antes mesmo dEle se tornar homem (Is 9:6; Gl 4:4). Ao profetizar o Seu nascimento, Miquéias afirmou que "as Suas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da Eternidade" (Mq 5:2) .João diz que "Ele estava no princípio, antes que qualquer coisa fosse criada" (Jo 1:1-3) .
Antes mesmo de nascer de Maria, Ele apareceu aos homens do AT como o "Anjo do Senhor" . Está claro que este não era um anjo comum, pois Ele é identificado como sendo Deus (Êx 3:1,4). Ele perdoa pecados (Êx 23:20-21) e é adorado (Js 5:13-15). Mesmo que estas passagens não digam que este Membro da Trindade era o Cristo pré-encarnado, nós podemos concluir que ambos são a mesma pessoa, pois a obra de ambos é a mesma.
Embora Cristo seja preexistente e tenha aparecido, ocasionalmente, a pessoas no AT, Ele assumiu um corpo de maneira permanente somente pela concepção no ventre de Maria. Este incomparável evento, Deus Se tornando Homem em Jesus Cristo, é chamado de encarnação. Este milagre foi profetizado centenas de anos antes (Is 7:14) e foi cumprido historicamente em Maria, em cujo ventre o poder do Espírito Santo concebeu uma criança (Mt 1:23; Lc 1:35) .Deste modo, Cristo, o Deus-Homem sem pecado, estava qualificado para Se tornar o nosso Redentor (II Co 5:21) .
Tendo nascido de mulher, Jesus Cristo era um Homem completo mas afastado do pecado (Jo 1:14).Como Homem, Ele experimentou o mesmo crescimento físico, mental, social e espiritual de qualquer outra pessoa (Lc 2:52) .Ele sofreu dor, teve fome, sede, cansaço, tentação, alegria e descanso. Por causa da Sua completa humanidade, Jesus pode ser compassivo e mostrar simpatia por nós (Hb 4:15) .
Da mesma forma que Jesus era totalmente humano, Ele era totalmente Deus, conforme os seguintes fatos podem indicar : "Ele foi chamado de Deus" (Jo 1:1; Hb 1:8); "fez coisas que somente Deus poderia fazer, como perdoar pecados" (Mc 2:7) e "criar" (Cl 1:16) ; "tinha atributos que somente Deus poderia ter, como Verdade" (Jo 14:6) e "onisciência" (Jo 2:24-25) ;"Ele mesmo afirmou a Sua igualdade com Deus" (Jo 10:30) .
Outra questão: Será que Cristo perdeu alguma coisa da Sua divindade quando Se tornou Homem (Fp 2:6-8) ? Embora exista um inescrutável mistério envolvendo esse ato de condescendência sem paralelo, podemos ter a certeza de que Cristo não perdeu nenhum dos Seus atributos de Deus, pois Ele ainda era Deus (Jo 20:28) . Ele é totalmente Deus e totalmente Homem, em união numa mesma pessoa para sempre. Mesmo hoje, sentado à direita do Pai, Ele ainda é Deus-Homem (I Tm 2:5) . O grande ato de ceder voluntariamente exercido pelo Filho de Deus no momento em que Se tornou Homem serve eternamente como modelo perfeito de humildade e amor abnegado (Fp 2:5) .
"BREVE JESUS VOLTARÁ; ENTÃO NOS LEVARÁ PARA ESTARMOS PARA SEMPRE COM ELE. MARANATA"!!!!