sexta-feira, 4 de março de 2011

O CARÁTER DE RUTE !!!


Boaz ficou impressionado com o caráter de fidelidade mostrado por Rute. A partir de certo momento ele ficou totalmente tomado pelo desejo de ser o remidor dela a desposá-la. Boaz representa Jesus – Ele também ficará impressionado com o caráter de fidelidade demonstrado por esta equipe de doze. O último verso do capítulo 3 conta que ao conhecer pelo menos quatro características de Rute, Boaz determinou-se a vencer os obstáculos a fim de que ela pudesse ser sua esposa naquele mesmo dia!
Eis as características de Rute que tanto impressionaram a Boaz:
a) Sua garra e disposição pelo serviço humilde: (Rt 2.2-6) Há na Lei de Moisés uma determinação que visava abençoar os pobres e os estrangeiros em Israel. Encontra-se em Lv 23.22: Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até as extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas da sua colheita. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Rute se enquadrava na condição tanto por ser estrangeira como por estar necessitada da caridade. A narrativa ressalta o empenho de Rute ao ponto de chamar a atenção do dono das terras, Boaz.
b) Sua humildade e gratidão: (Rt 2.10) Diante da bondade de Boaz, a reação de Rute demonstra ainda mais qualidades, humildemente ela se prostrou e colocou seu rosto na terra. O Senhor há de evidenciar em cada um de nossa equipe tais qualidades. Jesus é o Senhor bondoso que nos tem agraciado sobremaneira. Diante de Jesus, o Senhor da Seara, devemos demonstrar humildade e gratidão.
c) Sua fidelidade: (Rt 2.11) Neste verso Boaz resume as informações que ouvira acerca da admirável fidelidade da nora à sogra desafortunada. O Senhor Jesus cobrou de Seus discípulos o mesmo desprendimento que Boaz reconheceu em Rute. Deixar pai e mãe, abrir mão de tudo... (Lc 14.26).
d) Seu potencial em colher bênçãos e galardão: (Rt 2.12) As palavras de Boaz são proféticas e abençoam Rute. Ele falou de retribuição do bem que ela fizera, de riquezas, recompensas... que sobre ela viriam da parte do Senhor. Afinal, ela buscara abrigo sob as asas do Deus de Israel. Boaz entendia que uma pessoa como Rute fatalmente iria prosperar muito sob os cuidados do Deus de Israel.
Shalom, queridos leitores !!! Que o Senhor nos ajude a apresentar , também, o caráter de Rute !!! Amém !!!