sexta-feira, 25 de março de 2011

O PROFETA JOEL !!!

Joel, cujo nome significa "Jeová é Deus" ,retrata uma histórica e horrenda praga de gafanhotos, um juízo de Deus sobre o Reino de Judá, seguido por uma severa seca. Essa profecia de reavivamento espiritual clama aos líderes da nação que declarem uma assembléia solene para luto, arrependimento e livramento nacional.
Algumas das afirmações proféticas no Livro de Joel são típicas em sua natureza, outras pertencem à classe de predição específica já cumprida, mas o futuro "Dia do Senhor" recebe grande ênfase. As profecias neste Livro podem ser divididas em quatro porções:
1)Um tipo profético do "Dia do Senhor" (Jl 1:1-20) .
2) A profecia direta do próprio "Dia do Senhor" (Jl 2:1-32) .
3) A profecia do castigo das nações (Jl 3:1-17) .
4) A profecia da bênção completa do Reino para Israel (Jl 3:18-21) .
O tipo profético do "Dia do Senhor" em Jl 1:1-20 é uma declaração do juízo de Deus sobre Judá que aconteceu durante a vida do próprio Joel. Então, usando a calamidade dos gafanhotos como uma poderosa ilustração, Joel expande sua mensagem para predizer eventos do fim dos tempos. Este profeta antevê o derramamento do Espírito Santo, aplicado por Pedro ao Pentecostes (At 2) , mas que só será perfeitamente cumprido na Segunda Vinda de Cristo . Tanto o castigo das nações quanto a batalha daquele "Grande Dia do Deus Todo-Poderoso" (Armagedom) estão dentro do escopo deste Livro (ver Ap 16:14) .
A expressão "O Dia do Senhor" ,mencionada cerca de vinte vezes no Antigo Testamento por oito profetas, pode em alguns casos se referir a castigos divinos na história de Israel que podem prenunciar o futuro, mas geralmente indica a intervenção direta do Senhor na terra nos últimos dias, inclusive o Reino Milenar de Cristo .O Livro tem clímax numa descrição do Reinado Messiânico em Jerusalém e das bênçãos que caracterizarão o Reino de Cristo .
Profecias ocorrem em cinquenta dos setenta e três versículos, ou 68% do Livro, e envolvem vinte e cinco predições específicas.
Observações:
1) Autor : Joel
2) Data: Século IX a. C
3) Verdade Principal: O Dia do Senhor
4) Período Histórico: O Reinado de Joás
5) Versículo-Chave: "Ai do Dia! Porque o Dia do Senhor está perto...." (Jl 1:5)
Shalom !!! Vivemos dias em que o Senhor tem falado muito aos homens, todavia, poucos desejam ouvi-Lo. Não feche os ouvidos, guarde em teu coração a Voz do Senhor ! Ele entrará em juízo contra todos os rebeldes. Aceite a Cristo como teu Senhor e Salvador, e com certeza serás livre de toda condenação !!! (Rm 8:1)