quarta-feira, 20 de julho de 2011

"O ÊXODO "



O Livro de Êxodo recebe o seu nome da palavra grega que significa "saída" ou "partida" ; no caso, a saída do povo escolhido de Deus da escravidão no Egito. Setenta pessoas foram recebidas de braços abertos no Egito ao tempo de José e se haviam multiplicado em mais de 1 milhão. Escravizados por faraós que não conheceram a José (Êx 1:8) ,os outrora privilegiados hebreus viam-se agora sob a severa opressão dos trabalhos forçados no Egito.

Êxodo é a história dramática da redenção de Israel da escravidão pelo poder sobrenatural de Deus e pelo Sangue do Cordeiro da Páscoa. Divinamente escolhido para ser o grande libertador e legislador, Moisés passou os primeiros quarenta anos de sua vida como um príncipe no Egito; exilado, pelos quarenta anos seguintes, no deserto; voltando, depois, para conduzir e instruir Israel durante os quarenta anos finais de sua vida (Dt 34:7) .

A divisão histórica do Livro, capítulos 1 ao 18 ,oferece detalhes da chamada de Moisés junto à Sarça Ardente, dos Juízo das Pragas contra os egípcios, da Passagem pelo Mar Vermelho e do Acampamento de Israel junto ao Monte Sinai. A seguir, vem uma divisão legislativa nos capítulos 19 ao 24 contendo os Dez Mandamentos e o começo da Dispensação da Lei (Êx 19:18) ,que terminou com a Cruz (Rm 10:4) .Uma Divisão Cerimonial nos capítulos 25 ao 40 conclui o Livro com descrições do Tabernáculo, leis quanto ao sacerdócio e uma maravilhosa Cerimônia de Dedicação (Êx 40:34-38) .

Praticamente tudo que se relaciona ao culto no Tabernáculo tem uma aplicação espiritual ou típica em relação a Cristo, que veio e "Tabernaculou" ou "Habitou" , entre nós, como revela o Livro de Hebreus (Hb 9:11) . Êxodo se impõe como um monumento aos mandamentos e promessas de Deus. Israel permanece como um monumento à obediência limitada do homem . As oportunidades que Israel desperdiçou são incalculáveis. Somente quando reconhecerem seu Messias prometido e o que Ele realizou em favor deles no Calvário, os israelitas receberão a plenitude de todas as promessas de Deus.


Shalom !!! Bom estudo!!!