A palavra profética oferece revelações em três áreas abrangentes: profecias sobre o mundo gentio, profecias sobre Israel e profecias sobre a Igreja (I Co 10:32) .Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento contêm muitas profecias que afetam o mundo como um todo.
Os primeiros onze capítulos de Gênesis relatam profecias genéricas sobre o mundo gentio. Profecias que dizem respeito à humanidade como um todo até a vida de Noé e seus três filhos. As predições de Gn 9:24-27 são a primeira indicação de que Deus estava diferenciando as expectativas de várias partes da humanidade. Por exemplo, os três filhos de Noé e seus descendentes teriam destinos diferentes. Os descendentes de Jafé se tornariam o maior contingente dos gentios. Sem ,que receberia a bênção especial de Deus, seria pai da linhagem que traria ao mundo o Salvador. Cão , pai de Canaã, e seus descendentes carregariam um grupo grande de inimigos do Senhor.
As Escrituras do A.T registram grandes impérios mundiais: Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma ,dando um esboço profético dos eventos mundiais passados e futuros como Deus os vê. Muitas dessas profecias já foram cumpridas com notável precisão. O Egito foi a primeira grande nação com a qual Deus Se envolver em relação ao povo escolhido -- Israel. O Egito é retratado como inimigo de Deus, do qual Ele resgata Israel. As Escrituras predizem que o Egito teá um papel mais respeitável no futuro Reino Milenar. A Assíria foi o maior império do Oriente Médio nos séculos VIII e VII a.C . Seus exércitos capturaram as dez tribos de Israel em 722 a.C e dominaram a cena política por um século. Como no caso do Egito, algumas das profecias sobre a Assíria ainda não foram cumpridas, e a ela é assegurado um lugar no futuro profético. Babilônia subiu ao poder no Oriente Médio conquistando a Assíria em 605 a.C. Mesmo que Babilônia como um império tenha deixado de existir quando os Medo--Persas a conquistaram em 539 a.C, os aspectos religiosos da nação babilônica ressurgirão no fim dos tempos. A devastação completa de Babilônia, aguarda seu cumprimento futuro em conexão com a 2ª Vinda de Cristo (Ap 18:1-24) .A Medo-Persa e a Grécia sucederam Babilônia como poderes mundiais. Mas essas nações também saíram de cena ao cumprirem os planos de Deus para os gentios. O maior de todos os impérios é o romano, cujo governo se estendeu por quase 1700 anos. As Escrituras ensinam que esse império será revivido numa confederação de dez nações por meio da qual o Anticristo subirá ao poder durante o início da futura Tribulação de sete anos. Mt 25 ensina que depois da 2ª Vinda de Jesus Cristo as nações serão julgadas. Neste capítulo, aqueles gentios que são crentes são chamados de ovelhas; aqueles que são incrédulos, de bodes. Ao longo da história dos gentios, vemos Deus revelado como Soberano.Ele tem julgado cada império a Seu tempo. A rebelião dos reinos gentios descrita no Sl 2 se concluirá na 2ª Vinda de Cristo. Ao lidar com as nações gentias, Deus salvou e continuará salvando alguns indivíduos, dando aos gentios um tempo de bênção especial no Corpo de Cristo -- a Igreja da atual era.
Crendo na Soberania do Grande e Poderoso Deus, convido os leitores desse artigo, a entregarem suas vidas nas Mãos do Único que pode salvar a alma do homem. Que o Senhor lhe abençoe. Shalom !!!