quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BEM-AVENTURANÇAS EM APOCALIPSE !!!





Existe pelo menos sete bem-aventuranças no livro de Apocalipse. O termo bem-aventurado, além de “feliz” ou “abençoado”, tem a conotação de “aquele que escolhe a bênção”.Diariamente nos vemos diante de situações que exigem que tomemos decisões. As próprias bênçãos de Deus exigem que tomemos uma decisão e escolhamos o que é correto. Deus diz: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência...” (Deuteronômio 30:19).
A obediência à Palavra de Deus está diretamente ligada à tomada de decisões corretas e, como conseqüência, as bênçãos nos acompanham. Meditar na Palavra é o melhor caminho para se tornar alguém bem-aventurado (Salmos 1). O livro de Apocalipse nos chama a atenção para 7 bem-aventuranças contidas na Palavra de Deus, ou seja, sete escolhas para que tomemos a decisão de optar pela bênção. Observe:

1. (Apocalipse 1:3) - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Há quatro tópicos deste versículo que podemos destacar:


• Bem-aventurado é aquele que lê: a leitura da Palavra é que traz o conhecimento. Oséias nos alerta para o fato de que o povo de Deus é destruído porque lhe falta conhecimento (Oséias 4:6). Um Testamento de nada serve se não for lido. Desta forma, a ausência da leitura da Bíblia em nossas vidas faz com que sejamos herdeiros de muitas bênçãos, porém que nunca desfrutemos delas, porque não conhecemos nossos direitos como filhos de Deus.


• Bem-aventurado é aquele que ouve: é necessário, além de ler, estar disposto a ouvir a Palavra de Deus, mesmo (e principalmente) quando ela nos confronta. Devemos nos lembrar que a Palavra tem o poder de nos transformar (Romanos 12: 2). Ao ouvi-la, ela gera fé e mudança em nosso interior, mas para isso é necessário que ela encontre repouso e seja impressa em nosso coração (Romanos 10: 8).


• Bem-aventurado é aquele que guarda: no original grego da Bíblia, a conotação da palavra que em português corresponde a “guardar” é de “reter para executar”.


• Bem aventurado é aquele que executa: praticar a Palavra é a terceira etapa da bem-aventurança de conhecê-la. É muito bom ler e ouvir a Palavra, mas se isso não trouxer transformação, de nada adianta. Tiago nos chama a atenção para o fato de que, além de ouvintes, devemos ser praticantes da Palavra, dizendo que aquele que assim não procede engana a si mesmo. (Tiago 1: 22).

2. (Apocalipse 14:13) - E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.
Há uma recompensa para aqueles que morrem no Senhor sendo praticantes das boas obras. O texto de Apocalipse diz que as nossas obras nos seguem. Há uma recompensa que o próprio Senhor Jesus disse que aqueles que fossem fiéis receberiam. (Lucas 14: 14). Devemos nos lembrar que o nosso trabalho no Senhor não é em vão (1 Coríntios 15: 58), mesmo se partirmos antes dEle arrebatar a sua igreja.

3. (Apocalipse 16:15) - Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.
Vigiar fala de estar atento a tudo o que está ao nosso redor. Guardar as vestes significa conservar a santidade. A Palavra diz que Jesus virá como um ladrão. (Apocalipse 16: 15) Ninguém sabe a hora que há de vir. Por isso, é bom estar atento às ciladas do inimigo para não cair nelas. Feliz é aquele que anda sóbrio e vigilante e não fere sua santidade diante das tentações e dos ataques do inimigo! (1 Pedro 5:8)

4. (Apocalipse 19:9) - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
É feliz aquele que tem certeza da sua salvação e que estará presente na grande festa de casamento entre Jesus e a sua igreja. Aquele que perseverar até o fim, será salvo! (Mateus 24: 13). Devemos estar sempre ansiosos para este dia, sem deixar a chama do amor a Deus se apagar! Não podemos ser como as virgens néscias das quais Jesus se referiu na parábola (Mateus 25: 1-13).

5. (Apocalipse 20:6) - Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.
Os fiéis e santos que perseverarem até o fim terão uma recompensa excepcional! Após o arrebatamento, ainda haverá uma chance para aqueles que ficarem de serem salvos. Porém, para nós que cremos e perseveramos agora, há uma posição de honra nos aguardando: a de sacerdotes do próprio Deus e de Cristo.

6. (Apocalipse 22:7) - Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Mais uma referência sobre o guardar a Palavra. Isso mostra o quão importante Deus considera a observação de Sua lei! (Ver tópico 1). Paulo diz que não se cansava de repetir as mesmas coisas, porque é segurança para nós! (Filipenses 3: 1). A sétima bem-aventurança também é sobre guardar a Palavra.

7. (Apocalipse 22:14) - Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Conclusão: a bem-aventurança é algo recípocro. Recebemos as bênçãos de Deus, mas mediante nossas escolhas e decisões. Temos o livre-arbítrio para decidir se queremos desfrutar das bênçãos de Deus ou não. Porém, não resta nenhuma dúvida de que as recompensas e a glória vindouras que nos esperam se obedecermos não se compraram a nada do que recebemos neste mundo, pois aqui tudo é passageiro, mas aquilo que esperamos e que não vemos é eterno! (2 Coríntios 4: 18).