terça-feira, 30 de março de 2010

ENSINOS DO APÓSTOLO PAULO !!!


Depois do Mestre Jesus, o apóstolo Paulo é, provavelmente, o professor mais eloquente e persuasivo na Bíblia. Muitas das doutrinas que ele expôs são consideradas os maiores marcos da fé cristã.

Nascido judeu em Tarso, ele era um cidadão romano, fazedor de tendas e um fariseu que era responsável pela perseguição dos cristãos antes de sua conversão no caminho de Damasco (At 9:1-9). Ele se tornou um fiel seguidor de Cristo, um missionário dedicado e um líder respeitado na Igreja Primitiva. Aqui estão alguns desses principais ensinamentos:

1)Justificação pela Fé : Segundo Paulo, Deus introduziu uma nova era através da morte de Seu Filho. Sob a Antiga Aliança, o povo, assim como Abraão, era justificado através da crença em Deus, aguardando a promessa da vinda do Messias (Gn 15:6; Rm 4:22). Agora os crentes são justificados, ou declarados justos perante Deus, através da fé no Messias, Jesus Cristo, e de Sua morte expiatória por nós. Nossa justificação é baseada na obra de Cristo, consumada através de Seu sangue (Rm 5:9) e trazida ao Seu povo através de Sua ressurreição (Rm 4:25).

2)Jesus Cristo como o Filho Ressurreto e Vivo de Deus : A partir do momento que Jesus apareceu a Paulo na sua dramática conversão, Paulo nunca mais hesitou em proclamá-LO como o Mistério dos Tempos e o Grande Redentor da humanidade pecadora (I Co 15:1-20). Para Paulo, Jesus era o Messias, o Filho de Deus, o centro do Evangelho e aquele através de quem "todas as coisas foram criadas" (Cl 1:16).

3)A Igreja como Corpo de Cristo : Como único escritor do Novo Testamento que fala da Igreja como um Corpo, Paulo enfatiza este fato em passagens como : Ef 1:22-23; Ef 4:7-16; I Co 12. Ele também lembra aos cristãos que seus vários dons devem ser usados no desenvolvimento do Corpo de Cristo e que devem trabalhar juntos para o bem comum da causa cristã (Rm 12:4-5).

4)O Poder e a Influência do Espírito Santo na Vida do Cristão :Paulo ensinou que o Espírito Santo era mais eficaz para a vida santa do cristão do que a antiga Lei judaica jamais tinha sido. A Lei dizia o que as pessoas deveriam fazer, mas ela não promovia a vontade ou o poder de fazê-lo. Mas o Espírito Santo de Deus pode promover o poder e a motivação necessários (Rm 8:9-17; Gl 5:16-25).

5)A Segunda Vinda de Cristo e a Consumação do Reino de Deus quando os Redimidos serão Recebidos na Presença de Deus : Paulo ensina que Cristo retornará à Terra no final desta Dispensação (Era da Igreja ou da Graça) e que todos os cristãos entrarão em Sua Glória em um futuro próximo (I Ts 4:13-18; I Co 15:20-28).


Se você nunca leu esse tipo de ensino, aproveite agora para refletir sobre tudo isto. Com certeza chegará o Dia em que todas essas coisas se cumprirão. Seja você também um participante da Glória de Cristo !!! Que o Espírito Santo de Deus fale mais em seu coração. Shalom !!!!