quarta-feira, 31 de março de 2010

RECOMPENSAS NO FINAL DA JORNADA !!!!


Deus é o "galardoador dos que O buscam" (Hb 11:6). Ele também "recompensa" negativamente aqueles que O rejeitam e vivem em pecado e em vidas egoístas. Quem resolve viver da maneira que quer, está descartando o Senhor de sua vida; lhe aguarda o juízo de Deus. Por isso, pense bem, hoje, como está sua vida. O pecado lhe acorrentou e você tem prazer nisso ? Você tem apoiado o pecado de outras pessoas rebeldes ? Nem todos que dizem : Senhor, Senhor, entrarão no Reino dos Céus. Confessar Jesus como Senhor, significa preferir não viver no pecado. Cuidado, o diabo tem iludido muitos crentes alienados. Dizer que ninguém que diga que Jesus é o Senhor não entra em juízo, é uma farsa do inimigo. Muitos vivem dizendo : Jesus é o Senhor, mas estão tão distante dEle quanto as cinco virgens loucas !

1)Galardão ( misthos)

Significativamente, Cristo usa a palavra "galardão" (misthos) primeiramente (Mt 5:12), prometendo um grande galardão àqueles que são perseguidos por Sua causa. Ele também menciona que "Comigo está o galardão" (Ap 22:12) para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Embora Paulo afirme que a Salvação não é uma recompensa, mas que nos é dada pela Graça (Rm 4:4), o apóstolo diz que cada será recompensado segundo seu serviço individual ao Senhor (I Co 3:8).

As seguintes palavras são usadas tanto para um galardão como para um castigo e podem ser traduzidas de forma negativa ou positiva, dependendo do contexto.

2)Misthapodosia

Misthapodosia ocorre somente em Hebreus, duas vezes como galardão e uma como castigo.

Galardão: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão" (Hb 10:35). Um encorajamento para permanecer firme em relação ao galardão eterno, o contexto (v.34) é principalmente o de perda temporária por causa de perseguição.

No famoso "capítulo da fé", Moisés é exaltado por abandonar os prazeres da corte do Egito porque ele "considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão" (Hb 11:26). Ele mantinha seus olhos na eternidade e não no Egito !

Castigo. Em Hb 2:2-4, os cristãos são alertados a não pensar que escaparão do castigo à luz do infrator da Lei do Antigo Testamento, que "recebeu justo castigo".

3)Antapodoma

Antapodoma ocorre duas vezes, uma vez com sentido positivo e outra com sentido negativo.

Galardão: Em Lc 14:12-14, Cristo alerta sobre convidar somente pessoas que podem convidá-LO em retribuição para que seja "recompensado". Ele fala ao Seu povo para demonstrar amor aos realmente desafortunados; então, "a recompensa.....receberás na ressurreição do justo". Quando os cristãos servem aos pobres, eles servem a Cristo e receberão uma "apodoma" eterna.

Castigo: Em Rm 11:9, Paulo cita o Sl 69:22 ==> "Sua mesa torne-se-lhes diante deles em laço, e a prosperidade em armadilha". Ele usa este versículo para mostrar que israelitas descrentes, em contraste com o remanescente de Deus, serão castigados por sua maldade de coração.

4)Antimisthia

Antimisthia também é usada duas vezes.

Galardão : A derivação desta palavra sugere um "toma-lá-dá-cá", e isto é o que Paulo exige dos coríntios: "Ora, como justa retribuição ,"antimisthia", (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós" (II Co 6:13). fala-se de uma retribuição diária entre as pessoas.

Castigo: O contexto é um detalhado "catálogo de pecado" do mundo romano. Agora Paulo escreve que os pervertidos irão receber "em si mesmos a merecida punição (antimisthia) do seu erro" (Rm 1:27). Isso talvez se refira principalmente a problemas psicológicos e físicos dos que buscam a perversão. Caso haja arrependimento, obviamente a punição não se estenderá à eternidade.

O assunto sobre recompensas e punições é sério e ao mesmo tempo encorajador: sério para aqueles que rejeitam a Deus e a Seus Mandamentos ou utilizam mal seu tempo, e encorajador para aqueles que trabalham no Reino do Senhor !
Querido leitor, ainda é tempo de fazer uma escolha sábia . Convide o Senhor Jesus Cristo para Reinar em sua vida ! Deus o abençoe !