sábado, 31 de julho de 2010

A VINGANÇA DE DEUS NO SL 94 !!!!


Neste Salmo, Sl 94 o salmista procura a Deus como o Juiz a quem traz sua demanda. E pergunta:
Até quando?
1 Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece! 2 Exalta-Te, ó Juiz da terra! Dá aos soberbos o que merecem. 3 Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios exultarão?
Quem são eles?
São os que matam os três tipos de pessoas desvalidas daquela época: a viúva, o estrangeiro e o órfão. Estes não tinham parentes que os pudessem socorrer ou vingar. Seus algozes pensam que são os donos do pedaço e que podem agir impunemente pois pensam: O Senhor não vê; o Deus de Jacó não o percebe.
4 Até quando falarão, dizendo coisas arrogantes, e se gloriarão todos os que praticam a iniqüidade? 5 Esmagam o Teu povo, ó Senhor, e afligem a Tua herança. 6 Matam a viúva e o estrangeiro, e tiram a vida ao órfão. 7 E dizem: O Senhor não vê; o Deus de Jacó não o percebe.
Além de tudo são sem o conhecimento de Deus.
8 Atendei, ó néscios, dentre o povo; e vós, insensatos, quando haveis de ser sábios? 9 Aquele que fez ouvido, não ouvirá? Ou aquEle que formou o olho, não verá? 10 Porventura aquEle que disciplina as nações, não corrigirá? Aquele que instrui o homem no conhecimento, 11 o Senhor, conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.
A bênção da paciência
No v. 13 a palavra "descanso" em hebraico tende a ser empregada como quietude interior diante de perturbações externas.
Somos convidados a procurar o lugar do descanso, pois o próprio Senhor abrirá uma cova para o ímpio.
12 Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a Tua Lei, 13 para lhe dares descanso dos dias da adversidade, até que se abra uma cova para o ímpio. 14 Pois o Senhor não rejeitará o Seu povo, nem desamparará a Sua herança. 15 Mas o juízo voltará a ser feito com justiça, e hão de segui-lo todos os retos de coração. 16 Quem se levantará por mim contra os malfeitores? Quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniqüidade? 17 Se o Senhor não tivesse sido o meu auxílio, já a minha alma estaria habitando no lugar do silêncio. 18 Quando eu disse: O meu pé resvala; a Tua benignidade, Senhor, me susteve. 19 Quando os cuidados do meu coração se multiplicam, as Tuas consolações recreiam a minha alma.
O Juiz julga.
Deus é Deus mesmo quando nossos adversários têm a lei por pretexto mesmo quando nossos sistemas legais estão corrompidos e a letra da lei, aquilo que está escrito e pode maldosamente ser usado contra um povo ou contra mim ou você.
20 Pode acaso associar-se Contigo o trono de iniqüidade, que forja o mal tendo a lei por pretexto? 21 Acorrem em tropel contra a vida do justo, e condenam o sangue inocente.
E então o crente volta a ter esperança.
22 Mas o Senhor tem sido o meu Alto Retiro, e o meu Deus a Rocha do meu Alto Retiro, e o meu Deus a Rocha do meu Refúgio. 23 Ele fará recair sobre eles a sua própria iniqüidade, e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá.


Amém?