quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"O LIVRO DE ATOS" !!!


AUTOR :Lucas DATA :61 A.D
Fica claro, a partir de passagens no Livro que empregam os pronomes "nós" e "nos" (At 16:10-17; 20:5-21:18; 27:1-28:16) , que o autor de Atos foi um companheiro de Paulo. O próprio conteúdo dessas passagens elimina os companheiros conhecidos de Paulo, à exceção de Lucas. Além disso, Cl 4:14 e Fm 24 apontam afirmativamente para Lucas, que era médico. O uso frequente de termos médicos também confirma esta conclusão (At 1:3; 3:7; 9:18,33; 13:11; 28:1-10) .Lucas atendeu juntamente com Paulo à visão Macedônia, ficou responsável pelo trabalho em Filipos, por cerca de seis anos e, mais tarde, esteve com Paulo em Roma, durante a prisão domiciliar do apóstolo. Foi, provavelmente, durante este último período que Atos foi escrito. Se tivesse sido escrito mais tarde seria difícil explicar a ausência de menção a acontecimentos palpitantes como o incêndio de Roma, o martírio de Paulo e a destruição de Jerusalém.
Importância do Livro:
1)Atos nos oferce o registro da expansão do cristianismo, desde o dia da descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, até a chegada de Paulo a Roma, para pregar o Evangelho na capital do mundo. Sob este aspecto, é o registro da continuação das coisas que Jesus começara a fazer na Terra, como Cabeça da Igreja e Doador do Espírito Santo (At 1:2; 2:33) .O Livro é chamado por alguns de Atos do Espírito Santo.
2)Os trinta anos de história cobertos pelo Livro foram anos importantes de transição. O Evangelho foi pregado a princípio apenas aos judeus e a Igreja Primitiva era, majoritariamente, composta de cristãos judeus. À medida que mais e mais gentios eram incluídos, a Igreja foi-se distinguindo e separando do judaismo.
3)Doutrinas que foram mais tarde desenvolvidas, aparecem em forma seminal em Atos (o Espírito, 1:8; o Reino, 3:21; 15:16; Governo da Igreja, 11:30; a Salvação dos Gentios, 15:14) .O Livro enfatiza, contudo, a prática da doutrina, e não a sua formulação.
4)Atos fornece princípios de trabalho missionário.
5)Atos revela ainda padrões para a vida da Igreja.
6)Descobertas arqueológicas confirmam de modo notável a exatidão histórica da narrativa de Lucas.
Conteúdo: Nos primeiros doze capítulos do Livro as figuras importantes são: Pedro, Estêvão, Filipe, Barnabé e Tiago. Do capítulo 13 ao final do Livro a figura dominante é Paulo. O Livro também pode ser dividido segundo os limites geográficos mencionados na Grande Comissão (At 1:8) .


Irmãos, fazemos parte da Igreja que nasceu em Pentecostes. Todo o trabalho dos servos do Senhor, homens e mulheres, neste Livro contido, serve de exemplo para todos nós. Que trabalho desenvolvemos hoje? A prioridade continua sendo almas? Se a resposta é SIM, então o Senhor se agrada de nosso labor; entretanto, se já deixamos esta prioridade de lado, o Senhor não está feliz conosco. Corramos com eficácia a carreira para nós proposta. Que Deus continue nos abençoando. Shalom !!!