quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O PROFETA MIQUÉIAS TÃO ATUAL HOJE !!!!


O profeta Miquéias profetizou de 742 até 687 a.C.
Ambiente da época: O rei Acaz introduzira ídolos pagãos no Templo e mandara fechar suas portas. Quatro nações diferentes atormentavam Judá e, quando Ezequias tornou-se rei, o país caminhou lentamente em direção à recuperação da economia e do poder. Provavelmente Ezequias prestava muita atenção aos conselhos de Miquéias.
Mensagem principal: Previsão da derrota do Reino do Norte (Israel) e do Reino do Sul (Judá). Esta foi a disciplina de Deus sobre o povo a fim de mostrar, realmente, o quanto se preocupava com ele. O bom reinado de Ezequias ajudou a adiar o castigo de Judá.
Importância da mensagem: Preferir viver uma vida longe de Deus é celebrar um pacto com o pecado. A transgressão leva o homem ao juízo e à morte. Somente Deus é capaz de nos mostrar o caminho para a Paz Eterna e, muitas vezes, Sua disciplina nos mantém no caminho certo.
Profetas contemporâneos: Oséias (753 - 715 a.C.) e Isaías (740 - 681 a.C.).
Miquéias aponta as injustiças cometidas:
1)Tramar o mal (Mq 2:1).
2)Trapacear, cobiçar, cometer violência (Mq 2:2).
3)Roubar, agir com desonestidade (Mq 2:8).
4)Expulsar as viúvas de suas próprias casas (Mq 2:9).
5)Odiar o que é bom e amar o que é rui (Mq 3:1-2).
6)Desprezar a justiça e distorcer o que é correto (Mq 3:9).
7)Cometer assassinatos (Mq 3:10).
8)Aceitar subornos (Mq 3:10).
Megatemas:
1)Perversão da fé : Deus julgará os falsos profetas, os líderes desonestos e os sacerdotes interesseiros e egoístas em Israel e Judá. Embora executassem publicamente as cerimônias religiosas, particularmente procuravam ganhar dinheiro e influência. Misturar motivos egoístas com uma exibição vazia de religiosidade é perverter a fé. Um dia Deus mostrará como é insensato substituir por qualquer coisa sua lealdade a Ele. Introduzir um estilo particular de religião é perverter a fé.
2)Opressão : Miquéias predisse a ruína de todas as nações e de todos os líderes que oprimissem os outros. Os mais afortunados oprimiam e exploravam os pobres. Ainda assim, ninguém os criticava ou fazia qualquer coisa para detê-los. Deus não tolera tal injustiça. Enquanto formos coniventes com os injustos não teremos coragem de pedir a ajuda de Deus, pelos oprimidos e necessitados.
3)O Messias - Rei da Paz : Deus prometeu enviar um novo Rei para trazer Poder e Paz ao Seu povo. Centenas de anos antes do nascimento de Cristo, Deus garantira que um Rei Eterno nasceria em Belém. Este era o grande plano divino para restaurar Seu povo através do Messias. Cristo como Rei, nos lidera exatamente como Deus prometera. Porém, até o juízo final, Sua liderança somente será visível entre aqueles que aceitam Sua autoridade. Podemos gozar a Paz de Deus agora se abandonarmos nossos pecados e o recebermos como Rei.
4)Agradar a Deus : Miquéias pregou que o maior desejo de Deus não eram os sacrifícios oferecidos no Templo. O Senhor se agrada da fé que produz justiça, amor pelos semelhantes e obediência a Ele. A verdadeira fé em Deus gera bondade, compaixão, justiça e humildade. Podemos agradar ao Senhor se praticarmos esses atributos no trabalho, na família, na vizinhança e em nossa igreja.
Propósito do Livro de Miquéias: Prevenir o povo de Deus de que o juízo está próximo e oferecer perdão a todos aqueles que se arrependerem .
Autor: Miquéias, natural de Moresete, nas proximidades de Gate, cerca de 32 quilômetros a sudoeste de Jerusalém.
Destinatários: O povo de Israel (Reino do Norte) e Judá (Reino do Sul).
Data: Provavelmente durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias (742 - 687 a.C.).
Panorama: A situação política está descrita nos capítulos 15 ao 20 de II Reis e nos capítulos 26 ao 30 de II Crônicas.
Versículo-chave: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?" (Mq 6:8).
Pessoas-chave: O povo de Samaria e de Jerusalém.
Lugares-chave: Samaria, Jerusalém e Belém.
Características particulares: Esse é um belo exemplo da poesia clássica hebraica. Existem três partes, e cada uma delas começa com "Ouvi !" ou "Prestai atenção!" (Mq 1:2; 3:1; 6:1) e termina com uma promessa.


Meus irmãos, parece que esse Livro foi escrito para a Igreja de hoje. Em nosso meio existem esses mesmos pecados dos tempos de Miquéias. ARREPENDAM-SE !!! Essa era a mensagem de Miquéias e precisa ser também a nossa. O Dia está prestes a raiar; completemos a carreira que nos está proposta Glorificando o Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém !!!