quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"OS QUATRO EVANGELHOS" !!!


O QUE SÃO OS QUATRO EVANGELHOS? A palavra "Evangelho" significa "Boas Novas" . Os Evangelhos são assim chamados porque registram as Boas Novas de que um "Caminho de Salvação" foi aberto a toda a humanidade pela morte e ressurreição de Jesus Cristo (Mc 1:1; I Co 15:3-4) .Biografias, como as conhecemos, eram desconhecidas quando os Evangelhos foram escritos, e eles não são biografias no sentido moderno desta forma literária. Foram escritos para que pessoas pudessem saber quem era Jesus e crer nEle (Jo 20:31) .
POR QUE FOI PRECISO ESCREVER OS EVANGELHOS? A rápida expansão do cristianismo acelerou a necessidade de registros escritos da vida de Cristo. Além disso, à medida que as principais testemunhas e personagens da história de Cristo começaram a morrer, aumentou a necessidade de registros escritos do que eles haviam visto, ouvido e experimentado. Estes Evangelhos escritos eram usados para evangelizar, catequizar novos convertidos e, provavelmente, faziam parte do culto cristão primitivo (Lc 1:1-4) .
POR QUE QUATRO EVANGELHOS? Embora tenham existido numerosos outros evangelhos escritos, somente quatro foram julgados dignos de serem incluídos no Novo Testamento. Os demais evangelhos foram escritos mais tarde e são de fidedignidade duvidosa. Embora contenham informações constantes nos quatro Evangelhos canônicos, também acrescentam muito material fantasioso e lendário (como a narrativa de Jesus condenando à morte um menino que o derrubara, contida num escrito gnóstico apócrifo, conhecido como o Evangelho da Infância). Além disso, buscavam disseminar doutrinas heréticas ou sectárias. A Igreja Primitiva distinguia estes evangelhos dos verdadeiros e considerava os apócrifos como literatura de muito menor importância. Uma das razões é que os quatro Evangelhos tinham sido escritos por apóstolos ou por associados íntimos de algum apóstolo. Posteriormente, concílios eclesiásticos confirmaram a autenticidade dos quatro, incluindo apenas estes como canônicos, isto é, inspirados e autorizados. Os Evangelhos foram escritos aos quatro grupos gerais de pessoas no primeiro século. Mateus escreveu para os judeus; Marcos escreveu para os romanos; Lucas, para os demais pagãos; e João, para os cristãos.
O QUE SÃO OS EVANGELHOS SINÓTICOS? Mateus,Marcos e Lucas apresentam muito material semelhante sobre a vida de Jesus Cristo, o que pode ser comprovado com uma rápida verificação de uma Harmonia dos Evangelhos. Eles apresentam uma visão mais ou menos comum de Suas atividades e ensinos e da cronologia dos acontecimentos. São, por isso, chamados de Evangelhos Sinóticos (de sinopse, uma visão conjunta). Por outro lado, grande parte do material de João é peculiar e organizado em longos discursos. As diferenças entre os quatro Evangelhos servem para complementá-los mutuamente, sem contradição, ao passo que as semelhanças têm caráter confirmatório. O resultado é um registro quádruplo e abrangente do "Ministério Redentor de Jesus Cristo" .

Caro amigo, como você usa as horas de seus dias ? Aproveite-as para estudar mais os Evangelhos, assim poderá conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor Jesus Cristo. Que Deus o abençoe; caso não tenha aceitado o Filho de Deus, Jesus Cristo, como seu Salvador e Senhor, faça isso ainda hoje, Ele ama você e deseja lhe levar para o Céu. Bom estudo !!!