quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A NOVILHA RUIVA (Nm 19:1-22) !!!


A Novilha Ruiva : Este notável Tipo é interpretado para nós em (Hb 9:13) . Trata-se do caso de um povo remido ser contaminado por contato com a morte, isto é, um verdadeiro crente ocupar-se novamente com as coisas mortas do seu tempo de incredulidade, e assim pecar, de maneira que a sua consciência fica contaminada. Um filho de Deus precisa guardar sempre uma boa consciência perante Deus e os homens. Isto devia ser seu "regozijo" , o testemunho da sua consciência quanto à sua simplicidade e sinceridade perante Cristo (II Co 1:12) .Quando a sua consciência novamente o acusa, ele é como o israelita que tocou no morto e carecia da "Purificação da carne" mediante as cinzas da Novilha.
A Novilha foi sacrificada somente uma vez, e as suas cinzas foram guardadas para uso futuro. Assim Cristo morreu uma vez, para nunca mais morrer. Seu Sacrifício, "um Sacrifício pelos pecados" (Hb 10:10-14) ,santificou o Seu povo uma vez para sempre, e os aperfeiçoou. Se eles se contaminam novamente pelo contato com coisas mortas, não é necessário que Cristo morra outra vez, nem que sejam remidos novamente. Uma vez arrependidos, deixam o pecado, são banhados, são de todo purificados (Jo 13:10) e necessitam apenas da lavagem dos pés. Assim as cinzas da Novilha são um símbolo do "Único e Pefeito Sacrifício" . O "espargir" (v.18) da água com cinzas simboliza a fé qua aplica ao coração a memória da morte expiatória, e que reconhece a sua continuada eficácia. Precisa-se da "Água da Purificação" (v.9) , isto é, da Palavra de Deus aplicada ao coração, e da obediência que resulta em renunciar as coisas iníquas.
As cinzas da Novilha não eram para quem pecou atrevidamente, como fez Coré e os que com ele estavam mas para aqueles que inconscientemente contraíram alguma contaminação (v.11) . A imundícia não é menos imunda quando é inevitável ou inconsciente. Cada um nas suas ocupações diárias tem contato que sujam. O meio de purificação para nós se encontra em Cristo, mas precisa ser apropriado e aplicado (vv 11-12) .
Uma Novilha Ruiva e Que Não Tenha Defeito: Este animal especial não era usado como oferta regular no Tabernáculo ou no Templo, mas sacrificado fora do acampamento. Por sete vezes, o sacerdote aspergia uma pequena porção do sangue em direção ao Tabernáculo. Depois toda a Novilha era queimada até virar cinzas. Misturadas com água, as cinzas eram usadas para purificar pessoas que tivessem entrado em contato com cadáveres. Tipologicamente, a Novilha Ruiva retrata o Sacrifício de Jesus como o meio de purificar a imundicie do crente que vive num mundo moralmente poluído. A cerimônia da Novilha Ruiva não é observado desde que o Templo foi destruído em 70 d.C .Muitos judeus ortodoxos acreditam que um Novilha Ruiva perfeita, sem qualquer defeito, precisa ser encontrada e cerimonialmente queimada até virar cinza. Então o sangue deverá ser aspergido em direção ao Templo reconstruído, e as cinzas usadas para limpar e purificar os sacerdotes, aqueles que dirigirão os rituais religiosos no Templo. Somente por esse processo Israel poderá se preparar para cultuar num Templo adequadamente dedicado.
Entendendo os Versículos:
19:2-10 ==> O ritual da Novilha Ruiva oferecia purificação para quem se tivesse contaminado pelo contato com um cadáver. Os preparativos para o ritual exigiam que as cinzas de uma Novilha Ruiva , perfeita e jamais utilizada com jugo, fossem misturadas com água (chamada Água Purificadora) .Esta mistura servia como purificação do pecado.
19:12 ==>Purificará.Lit., des-pecar , como também em Nm 8:21.
19:13 ==>Uma contaminaçãoque não tivesse sido purificada profanaria também o Tabernáculo.
19:13 ==> Espargida sobre ele. Lit., jogada ou espalhada sobre ele.
19:16-19 ==> Era impossível a um indivíduo evitar totalmente a contaminação, assim, a água estava sempre à mão e qualquer pessoa (e não só o sacerdote) poderia espargi-la sobre o contaminado. Este ritual retrata o poder Purificador do Sangue de Cristo (Hb 9:13-14; I Jo 1:7-9).
Meus queridos leitores,que este estudo lhes sirva de crescimento espiritual. Shalom !!!