quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O PROFETA OSÉIAS !!!


1)O PROFETA E SUA ÉPOCA: Tudo que sabemos do profeta é extraído dos trechos autobiográficos do próprio Livro. Tal como seu contemporâneo Amós, ele profetizou para o Reino do Norte (Israel, às vezes chamado Efraim, por causa da Tribo mais importante), enquanto Isaías e Miquéias ministravam no Reino do Sul (Judá). A época do reinado de Jeroboão II (782-753 a. C), em que Oséias começou seu ministério (II Re 14:23--17:41) , caracterizou-se por prosperidade material e falência espiritual. O juízo divino parecia muito distante, mas em 732 a.C , Damasco caíra capturada e o povo deportado. Alguns dos pecados específicos denunciados por Oséias estão alistados em: 4:2,4,11-13; 5:2; 6:8-9; 7:1,5; 8:14; 10:1,4; 13:2 .
2)O CASAMENTO DE OSÉIAS: O tema do Livro é o leal Amor de Deus por Israel a despeito de sua contínua infidelidade, tema este que é vividamente retratado pela experiência conjugal de Oséias que, após casar-se com Gômer, descobriu que ela era infiel. Embora viesse a separação, o amor de Oséias (como o Amor de Deus por Seu povo) persistiu e, finalmente, aconteceu a reconciliação.
Três teorias têm sido apresentadas sobre o casamento de Oséias:
1)Trata-se se simples alegoria; o Livro não contém qualquer registro de um casamento real.
2)Oséias casou-se com uma mulher que já era uma prostituta, talvez uma prostituta cultual.
3)Gômer prostituiu-se depois do casamento.
Embora a experiência trágica de Oséias ilustre o Amor de Deus por Seu povo extraviado, não há bases legítimas para rejeitar a historicidade do casamento. É difícil, entretanto, determinar qual opinião entre (2) e (3) é a correta.
3)CONTEÚDO: Os capítulos 1-3 retratam a vida doméstica do profeta, enquanto os demais capítulos registram excertos de suas mensagens, apresentadas no decurso dos quase 50 anos de sua carreira profética. Nesta última divisão do Livro, três temas predominam: os pecados do povo, a certeza do juízo divino, e a confirmação do Amor Leal de Deus.
Meus queridos leitores, que o Amor de Deus é real não se discute. Porém Ele espera que cada um de nós nunca jamais venha a ser infiel a Ele. Amemos ao Senhor verdadeiramente servindo-O com Alegira !!! Que Suas bênçãos maravilhosas continuem sobre cada um de nós. Amém. SHALOM !!!!!