segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

POR QUE VOCÊ SERVE AO SENHOR ?


O homem de Deus e o rei !!!!

(IRe 13:1-10) Em meio a esse tumultuo e crise religiosa, Deus manda um homem de Judá a Betel, um dos centros religiosos de Israel, falar diretamente com o rei. O homem fez uma viagem de, no mínimo, 100km (levando em conta a distância entre Jerusalém e Betel) e ousou clamar contra o altar idólatra em frente ao rei (I Re 12:26-33). Ele profetizou que nasceria um homem chamado Josias da casa de Davi que acabaria com os altares e seus sacerdotes e, como sinal, que o altar se fenderia naquele mesmo dia. O rei, enfurecido com aquele profeta que, além de clamar contra ele ainda era de Judá, estendeu sua mão contra o profeta e ordenou sua prisão. Naquele momento seu braço se endurece a ponto de não conseguir recolhe-lo e o altar se fende, derramando toda a cinza dos sacrifícios lá oferecidos. Jeroboão, amendrotado implora ao profeta para que orasse a seu Deus pedindo pelo rei. O profeta ora ao Senhor e Jeroboão tem seu braço restabelecido.

Frente a tamanha demonstração de poder divino, o rei oferece ao profeta sua casa para repouso e recompensas. O profeta, seguindo ordem divina de de não aceitar nem comida em Betel e, tão pouco, voltar pelo mesmo caminho por onde foi a Betel, nega receber qualquer recompensa ou oferta de Jeroboão; o Senhor havia ordenado não aceitar, então ele não aceitaria. Ainda que o rei oferecesse metade de sua casa, o profeta não aceitaria. O homem de Deus se retirou e não voltou pelo caminho por onde fora a Betel.

Lições que permanecem vivas:

Três lições básicas, voltadas especialmente a quem pretende atuar servindo a Deus, podem ser retiradas somente desse pequeno trecho:

1)Deus não abandona a quem O serve - é interessante observar que o Senhor não abandona àquele que levanta para O servir. Seria como um pai abandonar a um filho obediente. O Senhor não impediu que o homem de Deus passasse por uma situação difícil, mas fora para que Ele mostrasse o quão poderoso era. O Senhor livrou ao profeta e livra a nós também. Ainda que servindo a Deus, passemos por situações que muitas vezes nos fazem indagar: “teria nos abandonado o Senhor?” Mas não. Ele não é injusto. Se você O serve com desprendimento e coragem, em algum momento a mão daqueles que apontam contra ti endurecerão e o Senhor o fará luz para eles. Sirva a Deus sem medo. Ele é fiel não simplesmente a nós, porque não merecemos, mas à Sua Palavra, que nos diz que Ele não nos deixará sós.

2)O homem de Deus não aceita ofertas do mundo - parece um jargão muito simples essa expressão “ofertas do mundo”, mas não é. E nesse caso do profeta demonstra que é algo muito além; Deus manda não aceitar nada, nem pão, nem sequer água pelo seu ato em Betel. Qualquer coisa que viesse de Betel seria imundo, qualquer coisa que fosse para recompensar o episódio naquele lugar seria contra a ordem do Senhor. E hoje nós vemos o total contrário dessa máxima; existem inúmeras pessoas atuando no Evangelho apenas para obter algo em troca. Seja dinheiro, seja posição social ou simplesmente um cargo de “apóstolo” ou “bispo”, todos querem algo em troca de servir a Deus. Não! A obra de Deus, digo, a verdadeira obra de Deus, tem de ser feita com desprendimento de ganhos! Não aceite facilidades, não aceite pagamentos… o profeta de I Reis 13 com certeza já trazia o seu pão e sua água de Judá para não precisar aceitar os pães oferecidos em Betel. Tenhamos também garantido o nosso pão, ganho com o suor de nosso rosto, para não precisar do pão que a igreja oferece em troca de nossas obras. Assim, dessa forma, surgirão cada vez menos interesseiros na obra de Deus.

3)Sejamos anônimos numa obra que só deve engrandecer a Deus - “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30) João, nessas simples palavras, descreve o que é servir ao Senhor. Mas hoje em dia o que se vê dos “homens de Deus” é completamente diferente; eles querem crescer, aparecer no máximo possível de canais, fazendo da TV, que seria uma arma rica de evangelismo, um palco de egos e desserviço ao cristianismo. O púlpito virou palco de espetáculos porque é o nome do pregador/ pastor/ apóstolo/ bispo que tem de ter destaque. “Prefiro diminuir e que Ele cresça”. O que acontece conosco? Por que essa necessidade de aparecer e ter seus nomes escritos em faixas de convenções? Simplesmente servir ao Senhor não basta? O homem de Deus que profetizou contra Jeroboão mal teve seu nome escrito na Bíblia, mas a sua obra está lá gravada, engrandecendo ao Senhor. Hora de desaprender esse evangelho egocêntrico e reconstruir o Evangelho em nós mesmos. Um Evangelho que traz um cristianismo verdadeiro de altruísmo, desprendimento, misericórdia e perdão.

Sejamos obreiros anônimos na obra do Senhor, mas que o fruto de nossas mãos rendam para a honra e glória dEle!