"E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra." (Gênesis 11:4).
Certa vez o homem quis construir uma grande obra arquitetônica na forma de torre, que lhe serviria como um símbolo do povo e do orgulho.
Mais do que isso, queria encontrar um "nome" próprio, que os identificasse como uma nação.
A rebelião interior do ser humano contra o seu criador o leva a crer que os seus próprios êxitos são o que há de mais importante.
Não satisfeito em ser dependente de Deus, ele queria encontrar um nome, que marcasse a fronteira entre as pessoas e Ele.
O espírito dos construtores de Babel é: "Não preciso de Deus; posso construir a minha própria religião cujo 'Deus' é a minha auto-suficiência".
Sabemos que, conforme o relato bíblico, Deus confundiu as línguas da multidão que construiu a torre.
Todos falavam, pois, no início, uma língua única.
O resultado foi que elas já não podiam se entender mutuamente (Deus confundira a língua deles : Gn 11:7) e não puderam continuar a construir, deixando a obra assim inacabada.
Babel significa "confusão", e esse é o resultado que se projeta no homem, quando seu coração está longe de Deus para construir sua própria religião, que ama a si próprio.
Atualmente nós não temos a torre de Babel, mas o espírito dos seus construtores é evidenciado por aqueles homens e mulheres que rejeitaram o Evangelho de Cristo, porque eles parecem ter uma vida melhor sem Deus.
O homem, pelo pecado, está muito longe do Deus celeste; por isso é que Deus desceu sob a forma de homem, para vir a resgatá-lo e nos dar vida.
"Porque o Pão de Deus é Aquele que desce do céu e dá vida ao mundo." João 6:33.
Caro amigo (a).
Deus está fora de teu sistema religioso?
Você já construiu uma torre de Babel interior para que, do alto do teu orgulho, ninguém possa dizer que, sem o perdão de Deus, você está perdido?
Cristo veio a este mundo para dar a Sua vida na cruz por você, para que você pudesse alcançar a Deus.
Nossos esforços para ultrapassarmos o Deus Criador não trazem outra coisa a não ser confusão e tristeza para nossa alma.
Aceita e crê neste dia: a única estrada que leva ao céu é Cristo.
"Jesus disse: Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim". (João 14:6).
Deixe de lado tuas construções e projetos de vida vazios, que jamais almejarão construir algo de bom; os nossos materiais não são auto-suficientes!
"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele". (Lucas 14:28,29).
Deixe sua própria torre de Babel e construa de verdade... construa tua vida em Cristo!
Amém.
Deus te abençoe.