quinta-feira, 1 de abril de 2010

JESUS É O MESSIAS PROMETIDO ? !!!


Muitos Messias?

Quando Diocleciano abdicou do Império de Roma, foi inevitável que acontecesse uma guerra pela sucessão, travada entre Maxêncio e Constantino. Maxêncio tinha a posse de Roma, mas Constantino estava invadindo pela Gália, em 312 d.C. Na preparação para a batalha em torno do rio Tibre, Maxêncio consultou os oráculos sibilinos em busca de alguma orientação profética. O importante oráculo revelou: "Naquele dia, o inimigo de Roma perecerá". Maxêncio foi para a batalha confiante que o destino de Constantino estava em suas mãos. Contudo, foi ele quem pereceu na batalha, revelando-se, assim, "inimigo de Roma". Entretanto, a profecia se cumpriria de um jeito ou de outro, tendo em vista o seu aspecto propositadamente vago.

Será que as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias não são igualmente vagas, de modo que muitos judeus possam dizer que são o cumprimento dessa profecia, visto terem atingido uma dada liderança espiritual? Isto realmente pode parecer verdade se tomarmos as profecias individualmente, pois existem mas de 300 profecias messiânicas no Antigo Testamento. Porém, se tomadas em conjunto, tais profecias formam uma barreira contra um cumprimento acidental ou um cumprimento posterior ao fato.

Trezentas Profecias, Um Só Messias:

Pense em cada uma das trezentas profecias como um filtro que barra todo aquele que não atende aos seus requisitos, e, então, você verá o quão improvável é que alguém que não sejao Verdadeiro Messias consiga passar por todos os trezentos filtros. Se você tentar calcular a probabilidade de que alguém, acidentalmente, satisfaça trezentas descrições pessoais, você acabará chegando a uma impossibilidade.

O Messias descenderia de Eva (Gn 3:15), de Judá (Gn 49:10) e de Davi (II Sm 7:14). Nasceria de uma virgem (Is 7:14) em Belém (Mq 5:2). Entraria em Jerusalém montado em um jumento (Zc 9:9). Seria traído por um amigo (Sl 41:9). Morreria como pecador, mas seria sepultado como rico (Is 53:9,12). Nenhum de Seus ossos seria quebrado (Sl 34:20) durante uma morte violenta, em que Suas mãos e Seus pés seriam traspassados (Sl 22:16). Ele clamaria a Deus (Sl 22:1). Durante Sua morte, aqueles que estivessem acompanhando esse momento dividiriam Suas roupas (Sl 22:18). Ele viria para salvar tanto gentios quanto judeus (Is 49:6). Ele ressuscitaria dos mortos (Sl 16:10).

Jesus, O Messias:

Portanto, a resposta é: "Sim, Jesus foi o Messias anunciado". Mas as profecias dizem mais do que isso sobre Ele. Ele compartilhou da Natureza Divina como Filho de Deus (Sl 2:7) e da natureza humana, como Filho do Homem (Gn 3:16). Como Servo Sofredor, Ele cumpriu o destino de Israel ao obedecer aos justos padrões da Lei de Moisés (Is 49:1-3). Ele estabeleceu a Nova Aliança de Deus com a humanidade (Jr 31:31-34; Mt 26:28). Ele é o destino e o ponto focal da história (Cl 1:16). Nós aguardamos o Seu retorno para o estabelecimento da justiça e da retidão no reino Milenar (Ml 4:1-3; Ap 19:11 --20:14).