sexta-feira, 2 de abril de 2010

QUAL É A VISÃO DE DEUS SOBRE A TRIBULAÇÃO?


O termo "Grande Tribulação", incita o terror dentro dos corações dos homens, e com razão. O relato de Deus sobre a "Tribulação" é um período de "Sete Anos" de terror incomparável que só pode ser descrito como o inferno na Terra.

A palavra "Tribulação" é usada na Bíblia num sentido técnico e não técnico. Quando é usada não tecnicamente, ela fala da provação ou sofrimento que o indivíduo enfrenta. Quando usada de forma técnica, ela se refere ao período de "Sete Anos" que se seguirá ao "Arrebatamento da Igreja".

O Propósito da Tribulação:

Qual é o propósito da "Tribulação"? Há vários propósitos. O primeiro é fazer com que Israel reconheça que Jesus Cristo é o Messias (Mt 23:37-39; Ez 20:33-38).

O segundo propósito é julgar as nações gentias pela tentativa de exterminar a Nação de Israel e pelo abuso dos povos gentios (Gn 12:3).

O terceiro propósito é permitir que um mundo que rejeita a Cristo possa experimentar pessoalmente a tristeza e o sofrimento criados pelo império malígno administrado por Satanás, o Anticristo e o Falso Profeta.

O quarto propósito da "Tribulação" é derramar a ira de Deus sobre todos os que rejeitaram o Evangelho.

O Terror da Tribulação:

A "Tribulação" é também chamada de "Tempo de Angústia para Jacó" (Jr 30:7), a "Ira" (Is 26:20) e "Tempo de Angústia" (Dn 12:1). O período total de "Sete Anos" é chamado de "Tribulação". Os últimos três anos e meio são chamados de "Grande Tribulação", porque a intensidade do sofrimento criado pela ira de Deus se torna insuportável.

O Profeta Sofonias descreve "O Dia do Senhor" como "Dia de Indignação, Dia de Angústia e Dia de Alvoroço e Desolação, Dia de Escuridade e Negrume, Dia de Nuvens e Densas Trevas, Dia de Trombeta" (Sf 1:15-16).

Em Mt 24 Jesus dá a Sua descrição da "Tribulação". Nos vv 4-8, Ele descreve os eventos na primeira metade do período e nos vv 9-14, a última metade. Nos vv 21-22, Ele faz uma afirmação de dar calafrios: "Porque nesse Tempo haverá Grande Tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo".

João diz em Apocalípse que chegou "O Grande Dia da Ira Deles" (Ap 6:17). Ele se refere ao "Vinho da Cólera" e "Lagar da Cólera de Deus" (Ap 14:10,19). Taças cheias da "Cólera de Deus" serão derramadas na Terra (Ap 15:7; Ap 16:1). Ninguém escapará da cólera de Deus na "Tribulação".

O sofrimento será tão intenso que "os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderão nas cavernas e nos penhascos dos montes e dirão aos montes e aos rochedos: caí sobre nós, e escondei-nos da face daquEle que Se assenta no Trono, e da Ira do Cordeiro, porque chegou o Grande Dia da Ira Deles; e quem é que pode suster-se?" (Ap 6:15-17).