sexta-feira, 11 de junho de 2010

A CORAGEM DE SER UM DANIEL !!!!


Estamos no tempo do fim; presenciamos as maiores guerras e as mais espetaculares mudanças políticas na geografia mundial de todos os séculos; vivemos em tempos muito parecidos com o de Daniel. É essencial assentarmos no coração agora e não nos contaminarmos com coisa alguma do mundo, se é que esperamos triunfar durante toda vida como Daniel.
Daniel era um entre os dez mil primeiros cativos que Nabucodonosor levou para a Babilônia, como diz: “O rei deu todos os carpinteiros e ferreiros; ninguém ficou senão o povo Babilônia... transportou a toda a Jerusalém, como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a pobre da terra”. II Re 24:14
Grande era o desalento, a mágoa de coração, a angústia de espírito, o cansaço de corpo, dessa enorme multidão, caminhando légua após légua. Atrás ficava tudo o que era querido, na frente lhes esperava a escravidão em terra inimiga e pagã.
Foi uma grande prova de fé para os filhos de Deus. “Nabucodonosor... e todo o seu exército tomaram o rei... e aos filhos de Zedequias degolaram diante dos seus olhos; e vazaram os olhos a Zedequias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a Babilônia... queimou a casa do Senhor e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém... derribou os muros em redor de Jerusalém...” leia a história em II Re 25 e II Cr 36.
Deus prometera estabelecer o Trono de Davi para sempre. Mas estavam vivendo no tempo em que não havia mais governo, nem Templo. Podia ainda alguém crer em Deus? Era possível servir ao Deus Único e Verdadeiro em terra pagã? Seria isso o fim do povo de Israel? Sem dúvida muitos, em vista da glória e prosperidade de Babilônia, estavam prontos a abandonar a sua religião e aceitar aquilo que dava maior promessa de coisas terrestres.
Foi em tal ambiente que Deus levantou o jovem Daniel, para servir como destacado exemplo perante o povo e demonstrar que, mesmo sendo jovem, não somente podia permanecer fiel, mas também que ele alcançaria maior favor entre os homens do que o infiel.
Consta no versículo 3 que Daniel era um eunuco (compare Deuteronômio 23:1 e Isaias 56:3-5). Era, também da linhagem real, isto é, da descendência de Davi. Era jovem, talvez com a idade de 12 a 14 anos, levado cativo para a corte real, na capital do mundo de então.
Daniel, sem duvida, aprendera muito acerca do verdadeiro Deus do bom rei Josias. (II Crônicas 34). É muito provável, também, que o fiel e fervoroso profeta Jeremias, o influenciasse profundamente. Nota-se que Jeremias profetizava no tempo de Daniel (Jeremias 1:1-3 com Daniel 1:1).
Quantos jovens em nossos dias se conformam com o mundo em que vivem? Que vivemos dias difíceis para a mocidade é certo; mas é igualmente certo que os tempos não são mais difíceis do que no tempo de Daniel, na corte de um rei pagão.
O diabo ataca a mocidade. Os próprios nomes desses quatro jovens eram testemunho tanto da sua religião como da sua nacionalidade. “Daniel” significa: “Deus é o meu Juiz”. “Hananias” quer dizer: “Jeová é Gracioso”. “Misael” indica: “Quem é Igual a Deus”? “Azarias” declara que: “Deus é o Meu Ajudador”. Foi um plano diabólico o fato de mudarem o nome desses jovens para honrar os deuses falsos, bel, nebo e aku.(Compare Daniel 4:8). Assim esperavam apagar-lhes toda a memória de Jerusalém, extinguir-lhes toda a religião e uni-los à política do mundo. Nunca falta a Satanás a astúcia e os esforços para destruir a fé da mocidade, e assim, enfraquecer a obra de Deus. Satanás sabe que os jovens crentes de hoje serão os pastores, os evangelistas, os presbíteros e os membros úteis de amanhã.
Atraentíssima era a oportunidade de cursar na maior universidade do mundo e ser elevado na corte do maior rei de todos os séculos! Daniel, porém, viu nisso um laço contra sua consciência. A alimentação do rei constava de coisas proibidas na Lei de Deus, na Antiga Dispensação. (vide Levítico 11:43-45; 20:25-26).
O crente que não assenta definitivamente no próprio coração a não se contaminar com as coisas mínimas e consideradas insignificantes, não permanecerá fiel. (compare II Crônicas 12:14). “Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito” Lucas 16:10.
Daniel era jovem e, com certeza tinha bom apetite; a tentação de comer dos pratinhos da mesa do rei devia ser grande. É fácil imaginar algumas das razões que os patrícios de Daniel alegaram para o induzir a pecar: “tem juízo Daniel; estamos agora na capital do mundo entre um povo adiantado. Estamos ausentes do nosso povo e nossos companheiros religiosos e não é possível guardar todas as Leis de Deus. A qualidade da alimentação que comemos é de pouca importância. Há muito perigo na atitude que estás resolvido a tomar, não só perigo de perder muitas bênçãos do rei mas até a sua vida.”
Daniel porém, tinha firmemente assentado em seu coração não se contaminar. Reconhecia que se contaminando com uma coisa que parecesse insignificante, ficaria contaminado depois em tudo. Deus só pode abençoar aqueles que corajosamente avançam contra a temível correnteza de mundanismo. No Talmud, livro de tradições dos judeus, está escrito: “A figueira é figueira até no deserto”.
Note-se como Daniel é um exemplo destacado de quem deseja ardentemente os maiores dons do Espírito Santo. (I Coríntios 12:31; 14:1). Tornou-se na corte da Babilônia, um interprete dos caminhos verdadeiros de Deus, uma testemunha perante os reis e um dos maiores profetas não somente para o seu povo de então mas para os judeus e gentios durante vinte e cinco séculos.
Como se vê em Ezequiel 14:14 e 20, Daniel alcançou também, a honra de ser um dos três mais espirituais: “Ainda que estivesse no meio dela, estes três homens: Noé, Daniel e Jó, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma diz o Senhor Jeová”.
Observe mais em Ezequiel 28:3, como esse eunuco se tornou famoso pela sabedoria; “Eis que mais sábio és que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti.”
A nossa primeira lição no livro de Daniel finda com as palavras: “Daniel esteve até o primeiro ano do rei Ciro.” Viveu até presenciar a volta do seu povo à Palestina. Veja os livros de Esdras e Neemias. Sob quatro poderosos reis e conquistadores, de três nacionalidades e dinastias, Daniel ocupava lugar de alto funcionário!
“Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência: mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” I João 2:17.
Tenha a coragem de ser um Daniel!