quarta-feira, 30 de junho de 2010

ESBOÇO DO LIVRO DE SOFONIAS !!!



Sofonias, cujo nome significa: “Escondido do Senhor”, era bisneto do rei Ezequias. Seu ministério é datado no tempo do reinado de Josias (640-609 a.C.),e ele provavelmente produziu este Livro em 630 a.C., antes do reavivamento e das reformadas de 621 a.C. A origem nobre de Sofonias pode ter-lhe dado acesso ao palácio e tornado possível que ele alcançasse o coração do jovem Josias com suas profecias. Contemporâneo de Habacuque e Jeremias, Sofonias estava ciente das ameaças militares do Norte, e em seu Livro ele avisa dos perigos vindouros.

Autor do Livro: Sofonias.
Data: Século VII a.C.
Verdade Principal: O Dia do Senhor.
Período Histórico: O Reinado de Josias.
Versículo-Chave: “O grande Dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito...” (1:4).

Sofonias foi chamado a proclamar a enormidade da perversidade de Judá e para anunciar a iminente desolação que se avizinhava, mas também para despertá-lo para o arrependimento, profetizar a destruição dos seus inimigos e consolar os fiéis com a promessa de bênçãos futuras. Como Isaías, cinqüenta anos antes, o profeta inspirado olha para além das circunstâncias imediatas e se concentra freqüentemente no futuro “Dia do Senhor”, do qual os eventos em Judá seriam prenúncio. Outro elemento chave do ensinamento de Sofonias é o conceito do “Remanescente” que é protegido no “Dia do Senhor” (Sf 2:7-9; 3:13).
A maior parte do Livro diz respeito a eventos e condições que ainda estavam para acontecer no tempo em que o Livro foi escrito. Sofonias contém vinte assuntos proféticos, a maioria dos quais se relaciona às tribulações de Jerusalém e à derrota final de Babilônia em 586 a.C. ou a juízos sobre nações vizinhas. Profecias iniciais de destruição total de Judá (1:2-4) foram cumpridas pela invasão babilônica, mas estas profecias também podem sugerir devastação semelhante na futura “Tribulação”. As profecias sobre o “Dia do Senhor” em 1:14-18 serão cumpridas na Segunda Vinda de Cristo. Juízo divino sobre as nações é prenunciado (3:8), seguido pela supremacia de Israel no Reino Milenar (3:9-13) e o consolo, a cura e a gloriosa restauração de Israel à sua Terra (3:14-20).
Este Livro contém 53 versículos, 47 versículos (89%) são proféticos.