sexta-feira, 11 de junho de 2010

FIDELIDADE AO SENHOR!!!



ICoríntios 15:58 ==>“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

Estamos vivendo em dias em que as pessoas fazem o que acham certos aos seus olhos! A palavra fidelidade não tem nenhuma significação, até é esquecida. As pessoas estão vivendo literalmente como está escrito em IITimóteo 3:1-5 “SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. O lema hoje diz que é importante ser feliz! Palavras como temperança que significa (poder pelo qual a pessoa pode refrear os apetites desordenados; como glutonaria, inveja, ciúmes, raiva, amargura, vingança, fornicação, prostituição, etc.), autocontrole que significa (domínio dos seus próprios impulsos, emoções, sentimentos, e paixões), modéstia que significa (simplicidade no modo de se apresentar, de falar, de vestir), ou decência que significa (conforme às condições do bom viver) não tem mais valor nesta nova era! As pessoas acham que todo mundo deve tudo para elas! Elas não pensam o que podem dar para o beneficio dos outros, mas o que podem receber para satisfazer os seus desejos incontroláveis! Elas não querem compromissos com nada e ninguém! Tudo tem que agradar sua pessoa se não, não estão contentes! Fidelidade significa a qualidade de quem é fiel; lealdade; afeição constante; sinceridade; honestidade; dignidade, que significa (modo de proceder que infunde respeito); probidade; integridade, que significa (modo de proceder com retidão). Fidelidade é a maior prova do seu amor! Obediência é a maior prova da sua fé!

Agora vamos dá uma olhada em nosso texto. ICoríntios 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Você observa que o nosso texto começa com a palavra “portanto”. O Apóstolo Paulo está fazendo uma ligação em versículo 58 com aqueles versículos anteriores. Ele está tentando levar os leitores lembrar que esta vida é passageira. Nós vamos deixar esta vida e estes corpos. Por isso o apóstolo Paulo está em outras palavras perguntando para eles assim; “Você está vivendo para eternidade devido o fato que Jesus vai voltar e nós vamos ser transformados?” E eu te pergunta, “Você está vivendo para hoje, ou para eternidade?” Aquilo que você fez hoje era para eternidade? Nossas vidas neste mundo vão findar!

Você observa que ele está falando para “meus amados irmãos”. Este exortação não é para qualquer pessoa mas para os salvos. Infelizmente na igreja temos joio e trigo. Os dois parecem iguais, mas não são. Somente o trigo é o verdadeiro! O apostolo Paulo reconheceu estes falsos irmãos e falou sobre os mesmos para os coríntios em 2Coríntios 11:26B onde ele relata sobre seu viver dia à dia e disse assim, “... em perigos entre os falsos irmãos;” E falou ainda em Gálatas 2:4 “E isto pôr causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;” O joio faz boas obras para ser salvo e vão para o inferno mas o verdadeiro faz boas obras não para ser salvo, mas porque está salvo! É um grande diferencia! Tendo especificado com quem ele está falando, ele apresenta três coisas paras fazer, nota:

1) Ser firme! Isto significa ter um alicerce sólido, inabalável, fixo, seguro! Temos que basear as nossas vidas na palavra de Deus sem referencia aos nossos impulsos, sentimentos, emoções, ou paixões (como eu acho, ou eu penso, ou eu sento)! Jesus falou assim em Mateus 4:4 “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. De quanto da palavra de Deus você esta vivendo? O apostolo Paulo falou ao Timóteo em 1Timóteo 4:16 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. Firmeza vem através dum propósito! Nota Daniel 1:8 “E Daniel propôs (assentou) no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias (do manjar) do rei, nem com o vinho que ele bebia;” Observa o que José falou em Gênesis 39:9 “Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” Meu amado, José não tinha uma Bíblia, não tinha uma igreja, não tinha um amigo cristão sequer, mas estava governado pela Palavra de Deus! Olha em Daniel 3:16-18 onde que disse, “Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. (17) Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. (18) E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”. Como é que eles ficaram firmes nesta hora? Porque eles tinham suas vidas estabelecidas na rocha – a Palavra de Deus! Meu amado, você tem que chegar acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus! As pessoas dessem que papel aceita tudo! Meu amado a Bíblia não é qualquer papel mas foi inspirado pelo Espírito Santo através homens Santos! 2Pedro 1:20-21 “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. (21) Porque a profecia nunca foi produzida pôr vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. 2Timóteo 3:16-17 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (17) Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.
Sete Maravilhas Da Bíblia.
1ª). A maravilha de sua formação; um livro escrito num lugar numa língua, outro livro escrito em outro país séculos depois em ainda outra língua.
2ª). A maravilha de sua unificação; é uma biblioteca de 66 livros mais é ainda um só livro, pois tem um só autor, o Espírito Santo. Não existe nela contradições!
3ª). A maravilha de sua idade; é o livro mais antigo de todos!
4ª). A maravilha de sua venda; é o livro mais bem vendido de todos os tempos.
5ª). A maravilha de seu interesse; é o único livro que é lida pôr todas as classes de gente através dos séculos da humanidade. É lida pôr sábios e crianças; em todas as nações.
6ª). A maravilha de sua linguagem; foi escrita a maior parte pôr homens sem qualquer educação formal, mas é ainda considerada uma obra de arte literária.
7ª). A maravilha de sua preservação; tem sido o mais odiado de todos os livros. Vez após vez reis e governos tentaram a queimar e destruir. Mas ainda Deus a preservou para nós hoje em dia e pode ser achada em quase qualquer casa.

2) Ser constante! Isto significa que não desloca; não está sujeito a alteração; invariável; incessante; assíduo. No livro de Tiago temos um aviso em respeito disso, nota: Tiago 1:5-8 “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (6) Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. (7) Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. (8) O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”. O inimigo da fé é incredulidade! Incredulidade leva você ser relaxado! E ser relaxado leva você ser inconstante! O que você crer não é o que você fala! O que você crer é o que você pratica! O que você fala é apenas papo religioso! Mateus 15:8 disse assim, “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Deus está em procura de homens constantes. 2Crônicas 16:9A “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam pôr toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele;” Veja como foi falado de Jó em Jó 1:1 “HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro (incorruptível), reto e temente a Deus e desviava-se do mal”. Sua maneira de viver não foi assim para impressionar outros mas porque nasceu em seu coração devoto a Deus! A Bíblia nós fala isso em Jó 1:5 “Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente”. A Bíblia fala dum outro exemplo em Daniel 6:10 “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”. Se você importa agradar outros, nunca você vai agradar Deus! Tem que chegar no ponto de não importar o que seus parentes ou seus amigos pensam ou falam. Veja Gálatas 1:10 “Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo”.

3) Ser sempre abundante! Isto significa ser: farto; cheio; satisfeito; saciado. A única maneira ser abundante é dar! Lucas 6:38 “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”. Gálatas 6:7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

Nota:
a) Você sempre colher o que semeia!
b) Você sempre colher mais tarde!
c) Você sempre colher mais do que você semeou! Pôr isso Gálatas 6:9 nos aviso, “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. Os resultados você não veja imediata! Tem outro fator que influencia também. Jesus explicou na parábola do semeador em Mateus 13:18-23 observa, “Escutai vós, pois, a parábola do semeador. (19) Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. (20) O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; (21) Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, pôr causa da palavra, logo se ofende; (22) E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, fica infrutífera; (23) Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta”. Agora, meu amado, nós não estamos responsáveis pelos resultados! Deus vai requer de nos fidelidade! 1Coríntios 4:2 “Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel”. Então, devemos lembrar 2Coríntios 9:6 “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará”.

Em Fim: Nosso texto termina assim; “...sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Hebreus 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Não há nada que você faz na obra do Senhor que Ele não anota! Marcos 9:41 “Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão”. Se Deus anota quando você dá apenas um copo d’água, imagine o galardão você vai receber se dá um pudim a seu pastor! Amém?! Meu amado, como ninguém escapa a morte, nenhum cristão vai escapar o tribunal de Cristo! 2Coríntios 5:10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito pôr meio do corpo, ou bem, ou mal”. Será que você vai ouvir Jesus dizer como Ele falou em Mateus 25:21 “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. Ou será que você vai ser reprovado? O que seria desta igreja se todo mundo era exatamente como você? Ser firme! Ser constante! Ser sempre abundante!