quarta-feira, 30 de junho de 2010

"O LIVRO DE HABACUQUE "!!!



Habacuque significa: Abraço. Este Livro contém 56 versículos distribuídos em 3 capítulos, dentre os quais 23 são proféticos, representando, assim, 41 % do Livro. Habacuque é considerado um dos “Doze Profetas Menores” (de Oséias até Malaquias), por seu Livro ser de poucos capítulos.
Autor do Livro: Habacuque.
Data em que foi escrito: 607 a.C.
Verdade Principal: Da Dúvida para a Fé.
Período Histórico: Reinado de Josias.
Versículo-Chave ==> 2:4 ==> “.......mas o justo pela sua Fé viverá”.

Muito pouco se sabe sobre Habacuque. Neste Livro, o profeta luta com a seguinte questão: “Por que Deus aparentemente permitiria que o mal ficasse impune entre as nações pagãs vizinhas e ao mesmo tempo traria a calamidade e o juízo sobre o Seu próprio povo por meio de tais nações?” Habacuque provavelmente viveu no mesmo período de Sofonias e Jeremias, que viveram durante o tempo do piedoso rei Josias, mas viram o fogo do reavivamento extinguir-se com a morte do rei. Suas profecias foram direcionadas a Judá durante um tempo de séria apostasia e previam uma futura invasão dos babilônicos (caldeus). Apesar da perversidade de Judá, o profeta parece perplexo. Por que Judá, diante de condições críticas, permaneceria em pecado gritante? Por que Deus mandaria um povo ainda mais perverso para conquistar uma nação que tinha ao menos um remanescente de crentes fiéis?
Como resposta a estas e outras questões, Deus e o profeta têm um diálogo sobre a injustiça. O fato de que os babilônicos igualmente enfrentarão a ira divina é afirmado em “5 ais” sobre os invasores por seus pecados, e, antes que se passassem oitenta anos, a poderosa, rica, violenta e imoral Babilônia também cairia sob juízo. Habacuque, com oração e louvor, expressa sua fé persistente na gloriosa magnificência de Deus e em Seu poder para conquistar, resolvendo regozijar-se nEle em qualquer circunstância ( capítulo 3).
Habacuque contém quatro profecias distintas que foram, em sua maioria, cumpridas nos anos sucessivos de Judá ou no século VI a.C., quando a Babilônia foi derrotada e absorvida no Império Medo-Persa. Mesmo não sendo diretamente profético, o princípio da justificação pela Fé é claramente introduzido em 2:4 ==> “O justo pela sua Fé viverá” (vamos ler: Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38). A descrição de Deus vindo em Glória e Poder (Hc 3:3-15) remonta às antigas vitórias de Israel em Canaã, mas também aponta para o esplendor do retorno de Cristo (Is 63; Ap 19:13).