sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"A CANA TRILHADA E O PAVIO QUE FUMEGA "



A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega (Isaías 42:3)
Que utilidade tem uma cana trilhada (ou esmagada)? Jogue-a fora: precisamos de suportes mais fortes. Olhe para a chama trêmula no pavio de vela! Mal produz luz! A menor corrente de ar a apagará. E o que importa? Há melhores fontes de luz. Todos esses argumentos são meramente humanos. Que terrível seria para nós se Deus pensasse e agisse da mesma forma!
Talvez Você se sinta miserável e fraco; sua inabilidade para fazer o bem, falar e agir como Deus deseja, lhe deprime. Mas, em Sua graça e amor, Deus lhe diz: "A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). Ele retira os seus olhos de sua própria pessoa e o direciona para a Sua, de quem flui todas as bênçãos. Isso lhe acalma e conforta.
Talvez você se censure por causa do medo do que os outros vão pensar e sua própria aparente incompetência lhe torna apenas um espectador do amor de Deus na sua vizinhança. Você se sente como aquela figueira que não produzia nenhum fruto e que fora amaldiçoada por Jesus. Mas o Senhor lembra que é Ele "que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Filipenses 2:13), e lhe assegura que você dará muito fruto, se tão somente permanecer nEle (veja João 15:5).
Assim o Espírito de Deus reaviva seu coração pela Sua Palavra. A chama, antes mortiça, incandesce e irradia luz na escuridão desse mundo. Você se tornará um ramo forte, diferente, suprido pela energia e pela vida que vem de Deus.

Extraído do devocional Boa Semente 2005