quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O LIVRO DE ESDRAS !!!


1)O CRISTO DE ESDRAS: Esdras revela o contínuo cumprimento da promessa de Deus em manter viva a descendência de Davi. O próprio Zorobabel faz parte da linhagem messiânica, como neto de Jeconias (I Cr 3:17-19; ver Mt 1:12-13) .Há um clima positivo de esperança em Esdras e Neemias pelo fato de os remanescentes haverem retornado para a terra da promessa. É nesta terra que a promessa messiânica seria cumprida, porque estava ligada a lugares como Belém, Jerusalém e Sião. Cristo nasceria em Belém (Mq 5:2) , e não na Babilônia.
O Livro de Esdras como um todo tipifica a obra perdoadora e restauradora de Cristo.
2)AS CHAVES PARA ESDRAS:
Palavra-chave : Templo . O tema básico de Esdras é a restauração do Templo e a restauração espiritual, moral e social do remanescente que retorna a Jerusalém sob a liderança de Zorobabel e Esdras. A adoração de Israel é revitalizada, e o povo é purificado. A fidelidade de Deus é vista através do modo como Ele soberanamente protege o Seu povo através de um império poderoso durante os anos do cativeiro. Eles prosperam no exílio, e Deus levanta reis pagãos simpáticos à sua causa para encorajar o povo a reconstruir sua terra natal. Deus também levanta líderes espirituais zelosos e capazes que dirigem o retorno e a reconstrução. Ele mantém Sua promessa : "Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos mandei para o exílio" (Jr 29:14) .
3)VERSOS-CHAVE :Ed 1:3; Ed 7:10
4)CAPÍTULO-CHAVE: Ed 6 .Este capítulo registra o término e a dedicação do Templo, o que estimula a obediência dos remanescentes para continuar a celebrar a Páscoa e para separar a si mesmos "da imundícia dos gentios da terra, para buscarem o Senhor, Deus de Israel" (Ed 6:21) .
5)ANÁLISE DE ESDRAS:
Esdras continua a história do exato ponto em que ela termina em II Crônicas , mostrando o cumprimento da promessa de Deus de trazer o povo de volta à sua terra (Jr 29:10-14) . Deus é com o povo e, apesar de seus dias de glória terem aparentemente acabado, sua herança espiritual continua, e as ricas promessas de Deus serão cumpridas. Esdras conta a história dos dois primeiros retornos da Babilônia: o primeiro, liderado por Zorobabel, e o segundo, décadas depois, liderado por Esdras. Suas duas divisões são a reconstrução do Templo (caps 1-6) e a restauração do povo (caps 7-10) ; elas estão separadas por um espaço de 58 anos, durante o qual acontece a história de Ester.
6)A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO: (caps 1-6) .O rei Ciro da Pérsia derrota a Babilônia em 539 a.C. e lança um decreto em 538 a. C. que permite que os judeus exilados retornem à sua terra natal. Isaías havia profetizado dois séculos antes que o Templo seria reconstruído e declarado que Ciro seria aquele que faria com que isso acontecesse (Is 44:28 --45:4) .É possível que Ciro tenha lido e respondido a este chamado.
De uma população de 2 a 3 milhões de judeus, apenas 49.897 decidem se beneficiar desta oferta. Somente aqueles mais comprometidos estão dispostos a deixar de relativo conforto na Babilônia, enfrentar uma viagem de quase 1.500 km e encarar dificuldades enormes para reconstruir uma cidade e um Templo destruídos. Zorobabel, um príncipe de Judá (descendente direto do rei Davi), lidera o remanescente fiel de volta a Jerusalém. Os que retornam são das tribos de Judá , Benjamim e Levi, mas é evidente que representantes de outras tribos também retornaram.
As prioridades de Zorobabel estão no lugar certo: ele restaura, em primeiro lugar, o altar e as festas religiosas antes de começar a restauração do Templo em si. A fundação do Templo é lançada em 536 a.C. , mas a oposição cresce, e o trabalho é interrompido de 534 a 520 a.C. Enquanto Ed 4:1-5,24 se refere a Zorobabel, Ed 4:6-23 se refere à oposição à construção dos muros de Jerusalém em algum período entre 464 e 444 a.C. Estes versos podem ter sido colocados aqui para ilustrar o antagonismo à obra de reconstrução. Os profetas Ageu e Zacarias exortaram o povo a retornar para reconstruir o Templo, e o trabalho recomeça novamente, sob a liderança de Zorobabel e o sumo sacerdote Jesua. Tatenai, um governador persa, protesta ao rei Dario I sobre a construção do Templo e desafia sua autoridade. O rei Dario encontra o decreto de Ciro e o confirma, inclusive forçando Tatenai a fornecer todo o material necessário para completar a obra. Ela foi concluída em 515 a.C.
7)A RESTAURAÇÃO DO POVO: (caps 7-10) . Um outro retorno, menor, acontece sob a orientação de Esdras em 457 a.C., 81 anos depois do primeiro retorno sob Zorobabel. O sacerdote Esdras recebe autorização do rei Artaxerxes I para trazer o povo e levar contribuições para o Templo de Jerusalém. Deus protege este grupo de menos de dois mil homens, e eles chegam a Jerusalém com sua valiosa carga de presentes da Pérsia. Muitos sacerdotes, mas poucos levitas, retornaram com Zorobabel e Esdras (Ed 2:36-42; 8:15-19) .Deus usa Esdras para restaurar o povo espiritualmente e moralmente. Quandos Esdras descobre que o povo e os sacerdotes haviam se casado com mulheres estrangeiras, ele se identifica com o pecado de seu povo e faz grande oração intercessória em seu favor. Durante o espaço de 58 anos entre Ed 6 e 7 , o povo cai num estado de confusão espiritual, que Esdras fica alarmado. Eles respondem rapidamente à confissão e ao pranto de Esdras, fazendo um pacto de despedir suas mulheres estrangeiras e viver de acordo com a Lei de Deus. Essa confissão e resposta à Palavra de Deus traz reavivamento e mudança de vida.


Um bom estudo para todos !!! Que Deus vos abençoe !!!! Shalom !!!