sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ISRAEL SERÁ SALVO !!!!




Romanos 11:1 diz, “Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.” Deus, em outras palavras, não abandonou os Israelitas, pois o próprio Paulo era também um Israelita.

Deus diz em Romanos 11:2-5, “Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.”

Como Deus nos falou que haveria muitos Israelitas retornando para Ele para crerem em Jesus, muitos Judeus serão salvos dos seus pecados. Nós devemos crer que quando o fim dos tempos vier, um grande número de Gentios será redimido de seus pecados pela crença na justiça de Deus e virá para Jesus Cristo.

Paulo perguntava, “Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias?”. Aqui, Paulo está se referindo ao fato de que haverá muitos Israelitas que confiarão na justiça de Deus que pode levar os seus pecados. Com a Palavra de Deus falada por Elias, a Escritura nos fala que muitos entre os Israelitas aceitarão a Jesus Cristo como seu salvador. Nós cremos nesta Palavra.
Na Escritura, o número “7” simboliza a perfeição. Deus criou este mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Ele prometeu reservar sete mil homens que não se dobrariam diante de Baal. Isso significa que haverá muitos Israelitas que receberão a salvação de seus pecados aceitando a Jesus Cristo como seu Salvador.
Explicando a relação entre os Israelitas e os Gentios, Paulo acreditava que muitos entre o povo de Israel seriam salvos.
Eles tropeçaram para cair?
Paulo disse em Romanos 11:6-12 que se os Israelitas tivessem aceitado completamente o fato de Jesus ser o seu Salvador, não haveria a era da salvação dos Gentios. Porque os Israelitas não aceitaram a Jesus como seu Salvador, Deus permitiu aos Gentios terem a chance de serem salvos pelo evangelho da água e do Espírito. Assim, Deus pretendeu causar ciúmes nos Israelitas em relação aos Gentios, que creram em Jesus e se tornaram Seus filhos. Os Israelitas começariam então a aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador e eventualmente aceitariam o fato de que Ele realmente é o Messias.
A raiz é santa portanto os ramos também são santos
Romanos 11:13 afirma, “Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério.” Paulo disse que ele glorificava seu ministério como um apóstolo dos Gentios. Ele queria salvar as pessoas da sua própria carne e sangue provocando nelas ciúmes em relação aos Gentios nascidos de novo.
“Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão” (Romanos 11:15-16). Esta passagem significa que se Abraão, a raiz dos Israelitas, foi salvo e recebeu a justiça de Deus pela crença na Sua Palavra, então ainda seria possível para os Israelitas, os ramos de Abraão, serem salvos.
Ao mesmo tempo, Paulo advertiu os Gentios nascidos de novo que não deveriam se gloriar, porque eles se tornaram o povo santo de Deus como galhos quebrados de uma oliveira brava que recebem vida nova sendo enxertados em uma oliveira cultivada. Como Romanos 11:18 afirma, “não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti”.
Nós nos tornamos povo de Deus porque fomos salvos dos nossos pecados pela crença na justiça de Deus, mas se a abandonarmos também seremos abandonados. Nós não podemos fazer isso porque Jesus Cristo cumpriu toda a justiça de Deus para nos salvar de todos os nossos pecados e porque nós realmente fomos salvos dos nossos pecados. Nós fomos salvos pela nossa fé na absoluta justiça de Deus, não pelas nossas próprias obras. Nós, os Gentios, nos tornamos Seu povo através da nossa fé na Sua justiça, sendo substituídos pelos galhos quebrados dos Israelitas.
Nós podemos permanecer firmes porque cremos na justiça de Deus
Portanto, pela crença na justiça de Deus, tanto os Cristãos como os Judeus podem ser enxertados em Jesus como Seu povo. Se nós não cremos na justiça de Deus, certamente morreremos por causa dos nossos pecados pelo Seu justo julgamento. Paulo advertiu os Israelitas sobre isso primeiro, mas nós não fomos isentos dessa advertência também.
Deus teve pena de nós, os Gentios, e nos salvou completamente com a Sua justiça. Aqueles que conhecem e crêem na justiça de Deus são salvos dos seus pecados. Todos os Cristãos de hoje serão destruídos se não crerem na justiça de Deus que os salvou completamente, mesmo se confessarem a Jesus como seu Salvador.

Romanos 11:23-24 diz, “Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!”. Deus, em outras palavras, tem o poder de levar a todos a terem fé na Sua justiça. Este poder é prometido na justiça de Deus através do evangelho da água e do Espírito.
Para os Israelitas e Gentios, suas obras não os levam a se tornar filhos de Deus. Pelo contrário, eles podem se tornar filhos de Deus pela crença na sua justiça e na Sua promessa de torná-los Seus filhos. A justiça de Deus exclui completamente a justiça da Lei. Através da justiça de Deus, os Israelitas e Gentios por todo o mundo serão salvos através de sua fé. Esta é a bênção da grande salvação de Deus que será cumprida através do evangelho espalhado por nós. Este poder de Deus é Sua promessa de fé feita na Sua justiça.
Vamos ler Romanos 11:26-27, “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”.

Deus prometeu que Ele salvaria os Israelitas no fim dos tempos. Assim, o próprio Deus prometeu tirar o mau e imundície da mentes dos Israelitas e fazê-los crer em Jesus Cristo como seu Salvador. Apesar de terem ancestrais fiéis, os próprios Israelitas não receberam a salvação. Mas Deus deseja que eles sejam salvos em um futuro próximo, tocando em seus corações e os fazendo crer na Sua justiça.
Deus encerrou a todos na desobediência, para que Ele tivesse misericórdia de todos!
Vamos ler o versículo 32, que é um verso muito profundo. “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos”. Todos se rebelam e permanecem contra Deus. Ninguém pode obedecê-Lo completamente, mas a razão pela qual Deus nos encerrou na desobediência foi para que Ele pudesse nos dar a compaixão e amor. Esta é uma verdade surpreendente e incrível.
Através desta passagem, nós podemos entender porque Deus confinou os humanos na desobediência. Quão maravilhosa é a Sua Providência! Deus nos colocou como desobedientes para nos revestir com a Sua justiça perfeita e seu misericordioso amor. Nós só podemos crer e agradecê-Lo por Seu maravilhoso propósito. Deus até mesmo encerrou os Israelitas na desobediência para garantir a eles o amor da Sua justiça. Os Israelitas ainda encaram com desprezo a Jesus, considerando-O como um homem de vida social baixa de Nazaré, enquanto muitos dos Cristãos Gentios O usam como um meio de ganhar dinheiro.
Aqueles que desobedecem ao misericordioso amor de Deus não têm escolha senão serem enviados ao inferno. Deus já preparou o inferno para eles, mas Ele não pode suportar as pessoas indo para o inferno, pois tem muita pena delas. “Como eu posso enviar você para o inferno?”. Após um grande número de Gentios virem para a Sua salvação, muitos dos Israelitas crerão em Jesus como seu Salvador, quando o anticristo persegui-los durante a última metade dos sete anos de tribulação. No futuro, um incontável número de crentes que confessam Jesus como a justiça de Deus surgirão entre os Israelitas.
“Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos”. Esta maravilhosa passagem explica que Deus permitiu que todos os pecadores sejam salvos pela crença em Sua justiça.

Deus falou para Paulo que Ele faria os Israelitas se arrependerem e crerem em Cristo quando um número suficiente de Gentios fossem martirizados durante a tribulação. Como Paulo disse em Romanos 11:33, “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”.
Toda a verdadeira sabedoria e a divina providência vêm de Deus. Ele fez todos os humanos seres insuficientes desde o início. Isso mostra a sabedoria de Deus, que nos permite receber Sua salvação. Por causa disso, a crença Nele durante os últimos dias salvará até mesmo os Israelitas. Todos nós não temos escolha senão sermos lançados no lixo e no fogo, mas Deus nos salvou de todos os nossos pecados com a Sua justiça planejada e cumprida por Ele. Deus desejou que todos os pecadores fossem salvos pelo batismo e sangue de Jesus, segundo o sistema sacrifical do tabernáculo no Antigo Testamento, quando toda a humanidade se tornou pecadora ao ser tentada por Satanás e quebrando a Lei de Deus.
Como, então, alguém pode ousar permanecer contra a sabedoria de Deus? “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. Quem pode compreender esta verdade, que Deus nos confinou na desobediência para nos dar a Sua misericórdia? Como alguém pode ousar dizer que Ele está errado por fazer isso? Ninguém! Toda glória e divina providência é dele para sempre e sempre.
O Apóstolo Paulo, cheio do Espírito Santo, escreveu, “Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:34-36).
Os sermões em assuntos importantes por Rev. Paul C. Jong

Israel Será Salvo?

Romanos 11:1 diz, “Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.” Deus, em outras palavras, não abandonou os Israelitas, pois o próprio Paulo era também um Israelita.

Deus diz em Romanos 11:2-5, “Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.”

Como Deus nos falou que haveria muitos Israelitas retornando para Ele para crerem em Jesus, muitos Judeus serão salvos dos seus pecados. Nós devemos crer que quando o fim dos tempos vier, um grande número de Gentios será redimido de seus pecados pela crença na justiça de Deus e virá para Jesus Cristo.

Paulo perguntava, “Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias?”. Aqui, Paulo está se referindo ao fato de que haverá muitos Israelitas que confiarão na justiça de Deus que pode levar os seus pecados. Com a Palavra de Deus falada por Elias, a Escritura nos fala que muitos entre os Israelitas aceitarão a Jesus Cristo como seu salvador. Nós cremos nesta Palavra.
Na Escritura, o número “7” simboliza a perfeição. Deus criou este mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Ele prometeu reservar sete mil homens que não se dobrariam diante de Baal. Isso significa que haverá muitos Israelitas que receberão a salvação de seus pecados aceitando a Jesus Cristo como seu Salvador.
Explicando a relação entre os Israelitas e os Gentios, Paulo acreditava que muitos entre o povo de Israel seriam salvos.
Eles tropeçaram para cair?
Paulo disse em Romanos 11:6-12 que se os Israelitas tivessem aceitado completamente o fato de Jesus ser o seu Salvador, não haveria a era da salvação dos Gentios. Porque os Israelitas não aceitaram a Jesus como seu Salvador, Deus permitiu aos Gentios terem a chance de serem salvos pelo evangelho da água e do Espírito. Assim, Deus pretendeu causar ciúmes nos Israelitas em relação aos Gentios, que creram em Jesus e se tornaram Seus filhos. Os Israelitas começariam então a aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador e eventualmente aceitariam o fato de que Ele realmente é o Messias.
A raiz é santa portanto os ramos também são santos
Romanos 11:13 afirma, “Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério.” Paulo disse que ele glorificava seu ministério como um apóstolo dos Gentios. Ele queria salvar as pessoas da sua própria carne e sangue provocando nelas ciúmes em relação aos Gentios nascidos de novo.
“Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão” (Romanos 11:15-16). Esta passagem significa que se Abraão, a raiz dos Israelitas, foi salvo e recebeu a justiça de Deus pela crença na Sua Palavra, então ainda seria possível para os Israelitas, os ramos de Abraão, serem salvos.
Ao mesmo tempo, Paulo advertiu os Gentios nascidos de novo que não deveriam se gloriar, porque eles se tornaram o povo santo de Deus como galhos quebrados de uma oliveira brava que recebem vida nova sendo enxertados em uma oliveira cultivada. Como Romanos 11:18 afirma, “não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti”.
Nós nos tornamos povo de Deus porque fomos salvos dos nossos pecados pela crença na justiça de Deus, mas se a abandonarmos também seremos abandonados. Nós não podemos fazer isso porque Jesus Cristo cumpriu toda a justiça de Deus para nos salvar de todos os nossos pecados e porque nós realmente fomos salvos dos nossos pecados. Nós fomos salvos pela nossa fé na absoluta justiça de Deus, não pelas nossas próprias obras. Nós, os Gentios, nos tornamos Seu povo através da nossa fé na Sua justiça, sendo substituídos pelos galhos quebrados dos Israelitas.
Nós podemos permanecer firmes porque cremos na justiça de Deus
Portanto, pela crença na justiça de Deus, tanto os Cristãos como os Judeus podem ser enxertados em Jesus como Seu povo. Se nós não cremos na justiça de Deus, certamente morreremos por causa dos nossos pecados pelo Seu justo julgamento. Paulo advertiu os Israelitas sobre isso primeiro, mas nós não fomos isentos dessa advertência também.
Deus teve pena de nós, os Gentios, e nos salvou completamente com a Sua justiça. Aqueles que conhecem e crêem na justiça de Deus são salvos dos seus pecados. Todos os Cristãos de hoje serão destruídos se não crerem na justiça de Deus que os salvou completamente, mesmo se confessarem a Jesus como seu Salvador.

Romanos 11:23-24 diz, “Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!”. Deus, em outras palavras, tem o poder de levar a todos a terem fé na Sua justiça. Este poder é prometido na justiça de Deus através do evangelho da água e do Espírito.
Para os Israelitas e Gentios, suas obras não os levam a se tornar filhos de Deus. Pelo contrário, eles podem se tornar filhos de Deus pela crença na sua justiça e na Sua promessa de torná-los Seus filhos. A justiça de Deus exclui completamente a justiça da Lei. Através da justiça de Deus, os Israelitas e Gentios por todo o mundo serão salvos através de sua fé. Esta é a bênção da grande salvação de Deus que será cumprida através do evangelho espalhado por nós. Este poder de Deus é Sua promessa de fé feita na Sua justiça.
Vamos ler Romanos 11:26-27, “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”.

Deus prometeu que Ele salvaria os Israelitas no fim dos tempos. Assim, o próprio Deus prometeu tirar o mau e imundície da mentes dos Israelitas e fazê-los crer em Jesus Cristo como seu Salvador. Apesar de terem ancestrais fiéis, os próprios Israelitas não receberam a salvação. Mas Deus deseja que eles sejam salvos em um futuro próximo, tocando em seus corações e os fazendo crer na Sua justiça.
Deus encerrou a todos na desobediência, para que Ele tivesse misericórdia de todos!
Vamos ler o versículo 32, que é um verso muito profundo. “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos”. Todos se rebelam e permanecem contra Deus. Ninguém pode obedecê-Lo completamente, mas a razão pela qual Deus nos encerrou na desobediência foi para que Ele pudesse nos dar a compaixão e amor. Esta é uma verdade surpreendente e incrível.
Através desta passagem, nós podemos entender porque Deus confinou os humanos na desobediência. Quão maravilhosa é a Sua Providência! Deus nos colocou como desobedientes para nos revestir com a Sua justiça perfeita e seu misericordioso amor. Nós só podemos crer e agradecê-Lo por Seu maravilhoso propósito. Deus até mesmo encerrou os Israelitas na desobediência para garantir a eles o amor da Sua justiça. Os Israelitas ainda encaram com desprezo a Jesus, considerando-O como um homem de vida social baixa de Nazaré, enquanto muitos dos Cristãos Gentios O usam como um meio de ganhar dinheiro.
Aqueles que desobedecem ao misericordioso amor de Deus não têm escolha senão serem enviados ao inferno. Deus já preparou o inferno para eles, mas Ele não pode suportar as pessoas indo para o inferno, pois tem muita pena delas. “Como eu posso enviar você para o inferno?”. Após um grande número de Gentios virem para a Sua salvação, muitos dos Israelitas crerão em Jesus como seu Salvador, quando o anticristo persegui-los durante a última metade dos sete anos de tribulação. No futuro, um incontável número de crentes que confessam Jesus como a justiça de Deus surgirão entre os Israelitas.
“Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos”. Esta maravilhosa passagem explica que Deus permitiu que todos os pecadores sejam salvos pela crença em Sua justiça.

Deus falou para Paulo que Ele faria os Israelitas se arrependerem e crerem em Cristo quando um número suficiente de Gentios fossem martirizados durante a tribulação. Como Paulo disse em Romanos 11:33, “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”.
Toda a verdadeira sabedoria e a divina providência vêm de Deus. Ele fez todos os humanos seres insuficientes desde o início. Isso mostra a sabedoria de Deus, que nos permite receber Sua salvação. Por causa disso, a crença Nele durante os últimos dias salvará até mesmo os Israelitas. Todos nós não temos escolha senão sermos lançados no lixo e no fogo, mas Deus nos salvou de todos os nossos pecados com a Sua justiça planejada e cumprida por Ele. Deus desejou que todos os pecadores fossem salvos pelo batismo e sangue de Jesus, segundo o sistema sacrifical do tabernáculo no Antigo Testamento, quando toda a humanidade se tornou pecadora ao ser tentada por Satanás e quebrando a Lei de Deus.
Como, então, alguém pode ousar permanecer contra a sabedoria de Deus? “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. Quem pode compreender esta verdade, que Deus nos confinou na desobediência para nos dar a Sua misericórdia? Como alguém pode ousar dizer que Ele está errado por fazer isso? Ninguém! Toda glória e divina providência é dele para sempre e sempre.
O Apóstolo Paulo, cheio do Espírito Santo, escreveu, “Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:34-36).