terça-feira, 11 de maio de 2010

OS DOIS PARACLETOS !!!


Uma das palavras mais ricamente carregadas de significado é "PARAKALEO" (de para, "ao lado",como em linha paralela, e kaleo, "chamar"). Nas vezes em que ela ocorre, é traduzida por exortar, confortar, consolar, encorajar, implorar e pedir, porque nenhuma outra palavra de nossa língua poderia conter a gama de significados. As três traduções mais comuns para o substantivo "PARAKLESIS" são: consolo, encorajamento e exortação.

Paracletos ( Parakletos)

Parakletos ocorre quatro vezes no Discurso do Cenáculo (Jo 13 até Jo 17), e uma vez em I Jo. Em I Jo 2:1, o apóstolo pede que os leitores não pequem. Mas como uma pessoa realista, ele sabe que até os crentes mais devotos estão sujeitos ao fracasso e pecado. Desta forma, ele acrescenta uma palavra de encorajamento. "Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e Ele é a propiciação (sacrifício que satisfaz a Deus) pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro" (I Jo 2:1-2).

A tradução para "Advogado" vem da palavra "Advocatus". É bem parecida com a palavra grega, tanto na origem quanto no significado. A parte principal da palavra (vocatus) significa "chamado", assim como a parte "kletos" de Paracleto. Ao invés de "para" ("ao lado"), a palavra latina chama alguém "a" ("ad") seu lado para ajudar. Os significados são bem semelhantes. Um advogado é alguém que pega a sua causa.

Visto que nós, cristãos, não podemos alegar os méritos de nosso "caráter" perante o Trono de Deus (não temos nenhum!), Cristo se achega a Ele com Seus próprios méritos, os méritos de Seu sacrifício no Calvário, para que nos apropriemos pela fé.

Outro Paracleto (Jo 14:16)

Enquanto o Salvador esteve aqui na Terra, os discípulos podiam chamá-LO num canto a qualquer minuto para obter uma resposta a uma pergunta ou para ter um problema resolvido. Mas, no Discurso do Cenáculo, Ele os estava preparando para quando Ele não estivesse presente pessoalmente. Sim , Ele estaria à direita de Deus, defendendo suas causas e necessidades, mas Ele deixaria alguém mais na Terra para quem eles (e nós) pudéssemos recorrer, Seu representante pessoal na Terra, o Espírito Santo.

Em Jo 14:16-17, nosso Senhor fez esta promessa: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador (Parakletos), a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós". Ele estava predizendo o Pentecostes, quando o Espírito viria de uma forma singular e nova que os santos do Antigo Testamento não puderam experimentar.

Vale a pena notar que Jesus chama o Espírito Santo de outro "Paracleto" (allos, um outro do mesmo tipo"). Ele é como Jesus !