sábado, 29 de maio de 2010

OS TRÊS TEMPOS DO REINO DE DEUS !!!



O Reino de Deus é Espiritual e Físico ==> Mt 6:9-13
Versículo para Memorizar: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”( Mt 6:10).
No assunto de Escatologia, existem três interpretações básicas. Amilenarismo, Pré-milenarismo e Pós-milenarismo. Essas interpretações são resumidas assim:
Amilenarismo é a crença em que a passagem de Apocalipse 20:1-7, quando usada a expressão “mil anos” seis vezes, nenhuma vez refere-se literalmente à passagem de tempo de mil anos cronológicos, mas quer apontar a um tempo indeterminado. Cristo já está com Seu povo como estará com eles eternamente.
Essa posição também nega que haja duas ressurreições – uma dos salvos e uma dos não-salvos, mas para apenas uma ressurreição geral seguida por um julgamento geral.
Os amilenaristas visam as profecias do Antigo Testamento concernente à Israel e aplicam-nas à Igreja no Novo Testamento. O trono de Davi é o céu.
Pós-milenarismo é a crença em que a passagem de Apocalipse 20:1-7 determina que o mundo todo será evangelizado e convertido, fazendo um tempo milenar de paz e justiça, no fim do qual Jesus Cristo voltará. O mundo progressivamente melhorará antes da Vinda de Cristo.
Daniel Whitby (1638-1726) é considerado a fonte inicial deste ensino. Hoje existem grupos querendo popularizar estes ensinos e são chamados Reconstrucionistas.
Pré-milenarismo é a crença que toma a passagem de Apocalipse 20:1-7, quando usada a expressão “mil anos”, de onde vem a crença geral de milenarismo, como referindo-se sempre à passagem de mil anos cronológicos. Jesus Cristo voltará em pessoa à terra firme antes deste tempo de mil anos cronológicos para reinar fisicamente com Seu povo ressurreto.
Para os pré-milenaristas as profecias no Antigo e Novo Testamento são interpretadas literalmente admitindo ensinos simbólicos quando o contexto pede tal interpretação.
Como qualquer resumo, este também não pode dizer tudo sobre essas crenças, mas creio que são verdadeiros no pouco que descrevi destas três interpretações.
Desde que o Reino de Deus concerne tudo que tem a ver com Cristo, especialmente o Seu relacionamento com o Seu Povo como Senhor, Salvador, Sacerdote e Rei, por necessidade tal Reino é assunto do passado, no presente e no futuro e é tanto espiritual como físico.


Os Três Tempos do Reino de Deus :
1)O Reino de Deus É Passado ==> Mt 11:11-15 relata Jesus testemunhando sobre a pessoa e ministério de João o Batista. Jesus destaca que aquilo que todos os profetas e a lei vagamente profetizaram por símbolos, João claramente, sem rodeios, sem desculpas declara abertamente. Portanto, “não apareceu alguém maior do que João o Batista” (v. 11). João foi maior no sentido de clareza de expressão, mas ele não foi o primeiro a falar de Cristo. De Cristo, “todos os profetas e a lei profetizaram” (v. 13).
Se Cristo foi profetizado anteriormente pelos profetas (I Pe 1:10-12) e foi buscado pelos patriarcas, pelos juízes, e pelos sacerdotes fiéis do Antigo Testamento (Hb 11:13, 32-40) o Reino de Deus seria uma realidade de alguma forma antes do Novo Testamento. Portanto o Reino de Deus é passado, ou melhor, antes do Novo Testamento.
2)O Reino de Deus É Presente ==>Mt 11:11-15. Jesus testemunhando sobre a diferença de João o Batista dos que precederam a João, Ele explica que o Reino de Deus não estava sendo buscado somente com grande esforços por muitos, mas que muitos estavam apoderando-se dele naquele tempo. Esse maior desejo dos famintos que não desistiram até conseguirem obtê-lo era “desde os dias de João o Batista até agora” (v.12). Este período é conhecido como a era do Novo Testamento e Jesus ensina que neste mesmo tempo, o Reino de Deus existia.
Noutra ocasião Jesus confrontava com os fariseus pois negavam que Ele era de Deus. Porém, Jesus raciocinou com eles que não poderia ter nada além de Deus atuando nEle pois Satanás não expulsaria a si mesmo. Portanto, Jesus enfatiza que se Ele expulsava os demônios pelo Espírito Santo, o Reino de Deus é “chegado” a eles (Mt 12:22-30). Desde que Jesus operava com o Espírito Santo sem medida Jesus ensina-lhes que o Reino de Deus era naquele tempo uma realidade. O Reino de Deus é da era neotestamentária, como nós somos.
3)O Reino de Deus É Futuro ==> Mt 6:10, “Venha o Teu reino...” Jesus, outra vez ensinando aos Seus discípulos, e desta vez sobre a oração, ensina-lhes a pedir que o Reino de Deus viesse. Sim, o Reino de Deus era presente, mas também é algo futuro. O futuro Reino de Deus será algo diferente do que é agora.
Frisando que o Reino de Deus é futuro são os ensinos de Lc 22:18, “Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus”; “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no Teu Reino”(Lc 23:42).
Resumindo podemos afirmar que o Reino de Deus existia, de alguma forma, antes da vida terrena de Cristo. Também podemos afirmar que ele existe agora e existirá numa maneira mais gloriosa ainda no futuro. Mais importante, podemos afirmar: se você não faz parte dele agora, não fará parte dele no futuro. Esteja em Cristo já.

O Reino de Deus é Espiritual
Não há nada errado crer como o amilenarista que o Reino de Deus é espiritual. Certamente é espiritual! Quando Jesus ensinou que somente o regenerado poderia ver ou entrar no Reino de Deus, Ele ensinava que era espiritual (Jo 3:3-8). O erro do amilenarista é dizer que o Reino de Deus é somente espiritual.
Por ser espiritual, e por poder participar dele somente os que têm vida espiritual, é necessário nascer do Espírito. Você já nasceu do Espírito? Já reconheceu a sua pecaminosidade que te condena diante de Deus? Por favor, olhe a Jesus Cristo, o sacrifício idôneo que Deus deu para substituir o pecador! Arrependa-se e creia pela fé neste Salvador! Essa é a única maneira que verá e entrará no Seu Reino.

O Reino de Deus é Físico
Jesus Cristo, na instituição da Ceia do Senhor, pouco depois de Judas ter saído para O entregar, Jesus ensinou que Ele não beberia este fruto da vide “até aquele dia em que o beba novo” com eles no Reino de Deus. Como Jesus literal e fisicamente bebeu com eles naquele dia, beberá literalmente com eles e todos os Seus este fruto da vide no Reino do Seu Pai, ou seja, no Reino de Deus (Mt 26:29; Mc 14:25; Lc 22:18).
Alguns querem espiritualizar esse caso e dizer que o Reino de Deus é somente espiritual. Se forem consistentes com tal atitude eliminarão a verdade de um céu literal e um inferno real. Na passagem de Mateus 25:31-46, uma passagem distintamente escatológica, as ovelhas serão postas à Sua direita e herdarão o Reino, ou seja, a Vida Eterna. Os bodes serão postos à esquerda e apartados para a maldição, ou seja, para o fogo eterno. Se o Reino é apenas espiritual, também é o inferno. Mas o nosso Salvador literalmente foi ao céu e, como Ele foi, voltará para levar os Seus a estar junto com Ele (Jo 14:1-3). Os que não estarão preparados serão lançados no lago de fogo com o Satanás real (Ap. 20:10-15).

Aplicação
Não busque mera informação sobre o Reino de Deus somente para poder saber apenas a existência dele. Busque o próprio Reino de Deus. Sim, busque primeiro o Reino de Deus e terá o mais importante de tudo. Já faz parte dele? Devemos orar por este Reino, servir este Reino e buscar este Reino! Se estamos em Cristo, fazemos parte deste Reino agora! O que está fazendo para promover esse Reino? Jesus dirá a você um dia: “Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”, Mt :25.34 .



Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br