segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"INSENSIBILIDADE PARA COM O PECADO" (Jr 8)


Este título é encontrado, neste capítulo, na Bíblia de Estudo Scofield. Sugiro aos leitores que tenham um exemplar desta Bíblia. As divisões e subdivisões , nela contidas, nos auxiliam a entender melhor as Escrituras.

Neste capítulo o profeta Jeremias encontra-se muito triste por ver a rebeldia de Judá. O castigo de Deus seria inevitável (cativeiro babilônico).

Hoje não é diferente, vemos irmãos em Cristo, tão cegos, que se deixam levar por caminhos que o Senhor abomina. São solidários com filhos, pais, amigos etc ,e, se submentem ao pecado deles. Isaías nos adverte: "Ai dos que ao mal chamam bem...." (Is 5:20). Deus os punirá !

A classe de rebeldes endurecidos não têm senso ou consciência do que é certo ou errado. Tudo o que têm vontade de fazer é certo a seus próprios olhos; ao mal chamam bem, e ao bem chamam mal; as trevas para eles são como a própria luz; fazem do amargo doce, e do doce amargo. Na verdade amam as trevas mais do que a Luz (Jo 3:18-21). As igrejas de hoje estão cheias desse tipo de pessoas. Doutrinas bíblicas, nas quais deveríamos permanecer, são desprezadas; ensina-se que as coisas "não são bem assim"; "nós evoluimos"; "Deus só quer nosso coração" .Cegos que conduzem cegos !!!! De todos os que são enganados, aqueles que são sábios a seus próprios olhos e pensam ser algo quando não são nada, são os piores (Is 5:21; I Co 8:2; Gl 6:3).

Entendendo Jr 8:20-22

Essas palavras retratam vividamente a emoção de Jeremias quando assistiu seu povo rejeitar a Deus. O profeta sentiu angústia ao vê-los tão escravizados aos pecados; o castigo breve chegaria!

Ainda assisitmos a mesma cena, vemos pessoas rejeitando a Deus; levando uma vida "cristã" como bem desejam. Mas com que frequência nosso coração é quebrantado por causa de nossos familiares, amigos, vizinhos e até irmãos em Cristo, sendo enganados?

Precisamos indicar "O Médico de Gileade" , esse é "O VERDADEIRO MESTRE" ; só Ele tem o

"BÁLSAMO DA CURA" .

Gileade, que Cidade era essa?

Gileade era famosa por seus bálsamos curativos. Assim, as perguntas no v.22 são retóricas, pois a resposta óbvia é: "sim, há, pois Deus é o Médico" .Mas Judá não queria aplicar "O Remédio, O Bálsamo" por Ele recomendado, não queria obedecer ao Senhor. Embora a doença espiritual do povo fosse muito grave e as feridas fossem profundas, havia cura. Porém o povo recusou o "Remédio" . E, a despeito de o Senhor poder curar as feridas que Seu povo se auto-infligiu ao pecar, não os forçaria a tomar o "Remédio" .


Meus irmãos, Deus não Se deixa escarnecer (Gl 6:7). Aqueles que amam mais aos seus do que ao Senhor (Mt 10:37) é um escarnecedor !

Estamos vivendo dias de crescente apostasia ! É hora de, mais do nunca, "Seguir a Santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor" (Hb 12:14)


Que possamos como Paulo, afirmar: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a Fé" (II Tm 4:7).