terça-feira, 14 de setembro de 2010

O PRIMEIRO MÁRTIR DA RAÇA HUMANA !!! (Gn 4:8)


Abel foi a segunda criança trazida ao mundo, mas a primeira a obedecer a Deus. Tudo o que sabemos a respeito deste homem é que era filho de Adão e Eva, pastor de ovelhas, apresentou sacrifício agradável a Deus e teve sua breve vida interrompida pelas mãos do irmão mais velho enciumado, Caim.
A Bíblia não menciona por que Deus gostou do sacrfício de Abel e não aceitou os de Caim. Mas tanto Caim quanto Abel sabiam a vontade de Deus. Apenas Abel obedeceu. Por toda a história, Abel é lembrado por sua obediência e fé (Hb 11:4), e é chamado "justo" (Mt 23:35).
A Bíblia está repleta de orientações gerais e expectativas de Deus quanto a nossa vida. Ela é também cheia de orientações mais específicas. A exemplo de Abel, devemos obedecer a todo custo e confiar em Deus para fazer as coisas certas.
Pontos fortes e êxitos:
1)Primeiro membro da Galeria da Fé em Hb 11:4.
2)Primeiro pastor.
3)Primeiro mártir pela verdade (Mt 23:35).
Lições de vida:
1)Deus ouve os que se achegam a Ele.
2)Deus reconhece a pessoa inocente e, cedo ou tarde, Ele pune o culpado.
Informações essenciais:
1)Local: Fora do Éden.
2)Ocupação: Pastor de ovelhas.
3)Familiares: Pais: Adão e Eva; irmão: Caim.
Versículo-chave: "Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando a Deus testemunho dos seus dons, e, por ela (fé), depois de morto, ainda fala" (Hb 11:4).
A história de Abel pode ser encontrada em Gn 4:1-8. Ele também é mencionado em Mt 23:35; Lc 11:51; Hb 11:4 e Hb 12:24.