quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O LIVRO DO PROFETA AGEU !!!


Muitas vezes dizemos que Deus ocupa o primeiro lugar em nossa vida; entretanto, na prática, O relegamos a uma posição menos importante em nossa lista de prioridades.
Há vinte e cinco séculos, uma voz foi ouvida conclamando homens e mulheres a estabelecer as prioridades corretas. Ageu sabia o que era importante e o que deveria ser feito, e desafio o povo de Deus a reagir.
Em 586 a.C., os exércitos da Babilônia destruíram o Templo em Jerusalém, a Casa de Deus, o símbolo de Sua presença. Em 538 a.C. o rei Ciro decretou que os judeus poderiam retornar à sua amada cidade e reconstruir o Templo. Então viajaram para Jerusalém e começaram a obra de edificação. Porém, esqueceram-se de seu propósito e perderam suas prioridades quando a oposição e a apatia levaram o trabalho a uma pausa (Ed 4:4-5) .Por isso Ageu se pronunciou, ao conclamar que voltassem aos valores de Deus. "É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta Casa há de ficar deserta?" (Ag 1:4) .As pessoasestavam mais preocupadas com suas próprias necessidades do que em fazer a vontade de Deus e, como resultado, sofreram. Sendo assim, Ageu precisou convocá-los à ação: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a Casa; e dela Me agradarei e Eu serei glorificado, diz o Senhor" (Ag 1:7-8) .A mensagem de Deus através de Seu servo Ageu tornou-se o catalisador para o término da obra.
Embora o Livro de Ageu seja pequeno, está repleto de desafios e promessas, e lembra-nos da reivindicação do Senhor sobre nossa vida e nossas prioridades. Ao ler a mensagem desta profecia, imagine-o andando pelas ruas e vielas de Jerusalém, a fim de exortar o povo a fazer a obra de Deus. Ouça-o falar com você, a fim de admoestá-lo a reordenar suas prioridades conforme a vontade de Deus. O que o Senhor ordenou que você fizesse? Coloque todas as demais coisas de lado e obedeça a Deus !!!
Algumas Informações:
1)Ageu, significa : "Festivo".
2)Propósito deste Livro: Convocar o povo para a reconstrução do Templo.
3)Autor: Ageu.
4)Destinatários: O povo que vivia em Jerusalém e os que retornaram do exílio (cativeiro babilônico).
5)Data: 520 a.C.
6)Panorama: O Templo em Jerusalém fora destruído em 586 a.C. Ciro, em 538 a.C., permitiu que os judeus retornassem à sua pátria e reconstruíssem seu Templo . Começaram o trabalho, mas não conseguiram terminá-lo. Através do ministério de Ageu e Zacarias, o Templo foi concluído (520 -- 516 a.C.).
7)Versículo-chave: "É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta Casa há de ficar deserta?" (Ag 1:4) .
8)Pessoas-chave: Ageu, Zorobabel e Josué.
9)Lugar-chave: Jerusalém.
10)Características particulares: Ageu foi o primeiro dos profetas da fase pós-exílio. Os outros dois foram Zacarias e Malaquias. O estilo literário deste Livro é simples e direto.
Bom estudo !!!! Deus continue lhes abençoando muitíssimo !!!!