quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ISAQUE: UMA PROMESSA CUMPRIDA POR DEUS !!!!



Deus prometeu a Abraão que dele faria uma grande nação e que nele seriam benditas todas as nações da terra “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra!” Gn 12. 2- 3.
Apareceu o Senhor novamente e prometeu a Abraão que a sua semente daria as terras de Canaã “E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera” Gn 12. 7.
Até aqui Deus prometeu a Abraão que dele seria feito uma grande nação, que eles possuiriam a terra de Canaã e que de Abraão todas as famílias da terra seriam benditas.
Mas, algo preocupava Abraão: ele não tinha filhos.
Ele questionou o Senhor: “O Senhor Deus, o que me darás, se continuo sem filhos?” Gn 15. 2.
Abraão apresentou o seu servo damasceno Eliézer como solução por não ter um filho, foi então que Deus prometeu: “...aquele que das tuas entranhas sair será o teu herdeiro”. Abraão creu, e isto foi lhe imputado como justiça.
Por que a fé de Abraão foi lhe imputada como justiça?
A explicação é simples: Se Abraão creu que Deus é poderoso para dar-lhe o que prometeu (neste caso um filho de suas entranhas), é porque ele cria na providência divina. Como a Salvação nada mais é do que a providência divina a toda humanidade, Abraão foi justificado.
Logo em seguida, Sara, a mulher de Abraão, quis ter um filho por meio da sua escrava egípcia, Hagar. Foi quando nasceu Ismael.
Novamente Deus aparece e reitera as Suas promessas a Abraão, e ele apresenta Ismael diante do Senhor, pois se achava velho para ter um filho Gn 17.17- 18.
Deus cumpriu a sua promessa e Isaque nasceu.
Mas, Sara viu o filho da escrava zombando de seu filho e mandou Abraão despedir a escrava com o seu filho; Abraão ficou ressabiado, pois Ismael, segundo a sua concepção, era o seu primogênito. Deus disse a Abraão: “Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência” Gn 21. 12.
A promessa de Deus não se refere à descendência carnal de Abraão, como foi o caso de Ismael e os filhos das concubinas de Abraão Gn 25. 5- 6. A promessa se concretizou na descendência proveniente da própria promessa - Isaque.
A promessa de Deus diz respeito a Isaque, e não a Ismael.

Os filhos de Abraão e de Isaque haveriam de herdar a terra porque Deus prometeu. Haveria de adquiri-la por meio da fé? Não! Eles tinham direito a terra prometida, pois Deus a concedeu a descendência de Abraão por promessa.
Mas, e quanto à Salvação? Eles haveriam de adquirir a Salvação pelo simples fato de serem descendência e herdeiros de Abraão “Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos...” Rm 9. 7. Herdar a terra prometida é o mesmo que alcançar a Salvação de Deus? Não!
A promessa de Salvação feita por Deus refere-se aos que crêem no descendente de Abraão, que é Cristo “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo” Gl 3. 16.
Paulo complementa: “Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência” Rm 9. 8.
Para ser filho da promessa o homem precisa crer na providência divina, e então será justificado como foi o patriarca Abraão Jo 1. 11- 12.
Deus havia prometido a Abraão que em Isaque seria chamada a sua descendência Gn 21. 12. Quando a Abraão e Sara parecia impossível terem um filho, nasceu Isaque.
De Isaque nasceram Esaú e Jacó, ambos herdeiros.
Observe que tanto Esaú quanto Jacó tinham plenos direitos de herdarem de Isaque.
Ao fazer referência ao termo ‘herdar’, estamos fazendo referencia a um direito terreno. Já a promessa faz referencia a bens eternos.