terça-feira, 14 de setembro de 2010

JOSÉ, O FILHO PREDILETO DE JACÓ !!!


Como filho da amada Raquel, José era autoconfiante em excesso. Sua autoconfiança, aumentada pelo fato de ser o filho predileto de Jacó e conhecer o desejo de Deus para a sua vida, era insuportável para seus dez irmãos mais velhos, que por fim conspiraram contra ele. Mas esta autoconfiança, moldada pela dor e aliada a um conhecimento pessoal de Deus, permitiu que José sobrevivesse e prosperasse onde a maioria teria falhado. Ele acrescentou sabedoria a sua confiança e ganhou o coração de todos que o cercaram: Potifar, o capitão do palácio, os outros prisioneiros, o rei,e, após muitos anos, também os seus dez irmãos.

Talvez você possa achar-se em uma ou mais das provas que José enfrentou: foi traído e abandonado pela família, exposto à tentação sexual e punido por fazer a coisa certa; suportou um longo período de encarceramento e foi esquecido por aqueles a quem ajudou. Ao ler a história de José, note o que ele fez em cada situação. Sua atitude de dependência de Deus, transformou todo contratempo em avanço. Ele não passava muito tempo tentando saber os motivos. Sua atitude era: "o que devo fazer agora? e aguardar a direção de Deus". Os que conheceram José logo perceberam que Deus estava com ele em qualquer coisa que fizesse ou onde quer que fosse. Quando você estiver enfrentando um contratempo, o primeiro passo para uma atitude semelhante a de José é reconhecer que Deus está com você ! Não há nada como a presença dEle para derramar nova luz sobre a situação escura. Amém !

Pontos fortes e êxitos:

1)Saiu com poder da escravidão para governar o Egito.

2)Ficou conhecido por sua integridade pessoal.

3)Foi um homem de sensibilidade espiritual.

4)Preparou uma nação para sobreviver à fome.

Fraquezas e erros:

1)O orgulho juvenil provocou o atrito com seus irmãos.

2)Contava , ao pai, o desnecessário a respeito de seus irmãos.

Lições de vida:

1)O que importa não são apenas os acontecimentos ou as circunstâncias da vida, mas é a atitude com relação a eles.

2)Com a ajuda de Deus, qualquer situação pode ser usada para o bem, mesmo quando as pessoas desejam utilizá-la para o mal.

Informações essenciais:

1)Locais: Canaã e Egito.

2)Experiências: Pastor de ovelhas, escravo, prisioneiro e governador.

3)Familiares: Pais - Jacó e Raquel; onze irmãos e uma irmã; esposa - Asenate; filhos - Manassés e Efraim.

Versículo-chave: "E disse Faraó aos seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus?" (Gn 41:38).


A história de José pode ser encontrada em Gn 30 até Gn 50. Ele é também mencionado em Hb 11:22.