quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PERMANECEI EM MIM (Jo 15:4) !!!


O Remanescente .

Na Bíblia, a palavra "Remanescente" significa a porção de uma nação ou de um povo que sobrevive a uma calamidade ou a um julgamento. Aplicando-se esse conceito a Israel, vemos que Deus sempre preservou um remanescente do seu povo, não obstante o seu julgamento por causa da infidelidade do povo à aliança. Seu julgamento, portanto, servia como um agente purificador que preparava as pessoas para um recomeço. O remanescente tornou-se um símbolo da graça de Deus. Refletindo sobre o retorno do povo judeu da Babilônia, Esdras fez a seguinte declaração: "Agora, por breve momento, se nos manifestou a graça da parte do Senhor, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem e para dar-nos estabilidade no Seu Santo Lugar, para nos alumiar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão" (Ed 9:8).

Noé, José e Judá.

A idéia do remanescente é de que um pequeno núcleo do povo de Deus, preservado por Sua imerecida graça, forme a fundação de uma nova comunidade devotada à Sua obra redentora. Bem antes dos profetas, é possível ver um traço da teologia do remanescente na preservação de Noé e sua família durante o grande dilúvio (Gn 7:1). Da mesma forma, Deus usou José no Egito para sustentar um remanescente durante o período de fome mundial (Gn 45:7).

A teologia do remanescente também é evidente no Livro de Deuteronômio, em que Moisés adverte Israel sobre a dispersão, sendo que os obedientes seriam eventualmente restaurados à sua terra natal (Dt 4:27-31). Este conceito foi usado pelos profetas e aplicado ao povo hebreu quando este foi levado cativo pelos assírios e babilônicos.

No século VIII a.C, o profeta Amós não apenas proclamou o julgamento de Israel (Am 8:1-2), mas também declarou a possibilidade de libertação para o "restante de José" (Am 5:15). Na visão de Isaías sobre o julgamento de Judá, o profeta alardeia que "se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado alguns sobreviventes, já nos teríamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra" (Is 1:9). Isaías até deu a um de seus filhos o nome "Shear-Jashub" , que quer dizer : "Um Resto Volverá" (Is 7:3). Ele predisse que a nação de Judá seria destruída por um poder estrangeiro, mas que um remanescente sobreviveria para servir como testemunha da obra contínua de redenção do mundo (Is 10:20-23). O profeta Miquéias, contemporâneo de Isaías, ligou os remanescentes da restauração ao Reino futuro de Deus em Sião (Mq 2:12-13).

A Igreja e Israel.

No NT, o apóstolo Paulo aplicou a teologia do remanescente à Igreja, indicando que o novo povo de Deus inclui tanto judeus quanto gentios (Rm 9:22-27). Fazendo uma alusão aos sete mil que não se curvaram diante de Baal no tempo de Elias (I Rs 19:18), Paulo declarou: "Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça" (Rm 11:5).

Deus sempre preservou para Si um remanescente do povo de Israel, até mesmo nos dias de hoje. O Milênio será o tempo em que o remanescente crescerá outra vez, florescendo como uma grande nação. Cristo governará como Rei a partir de Jerusalém, e todas as nações do mundo exaltarão Israel como chefe (Is 14:1-2; Is 60:1-22).


Permaneça em Cristo para ser achado como um remanescente fiel, e, assim ouvir: Vinde benditos de Meu Pai !!!! Aleluia !!!! Deus o abençoe muitíssimo !!!!