quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"AINDA QUE .......EU ME ALEGRAREI EM DEUS " !


Em sua Oração Habacuque (Hc 3:17-19), testifica que servia a Deus, não por causa suas dádivas, mas porque o Senhor é Deus. Mesmo em meio ao castigo divino derramado sobre Judá (v. 16), o profeta opta por regozijar-se no Senhor. deus seria a sua Salvação e o Manancial inesgotável de suas forças. Ele sabia que um remanescente fiel haveria de sobreviver à invasão babilônica, por isso proclama com confiança a derradeira Vitória dos que vivem pela Fé em Deus (Hc 2:4).
Habacuque se viu frente a frente com aquilo que é, provavelmente, um dos mais difíceis problemas espirituais que afligem os crentes. Tudo o que representava a vida para Habacuque estava prestes a desmoronar. Nada parecia seguro. O futuro não parecia apenas desanimador era aterrorizante. E o pior de tudo era que Deus, aparentemente, não estava fazendo nada com relação a isso. Quase que ouvimos Habacuque dizendo: "Por que isso? Quando peço ajuda ao Senhor, as coisas vão de mal a pior. Será que Deus não se importa comigo? Ou será que Ele não é forte o suficiente para me ajudar?"
A resposta de Deus foi positiva: sim, Ele se importa com Habacuque, e sim, Ele é suficientemente forte para fazer o necessário para assegurar que Habacuque e o Seu povo não apenas sobrevivam, mas também prosperem (Hc 3:19). A mensagem profética de Habacuque é: muito embora pareça que, em alguns momentos, Deus esteja inerte diante da violência crescente (Hc 1:2-4), Ele controla os eventos num âmbito muito maior que o profeta pode imaginar, visando com isso assegurar que os Seus planos para determinados indivíduos sejam cumpridos (Hc 1:5).
Contudo, Habacuque precisa continuar vivendo enquanto os fatos ocorrem; um período agonizantemente longo entre a promessa de Deus e o seu cumprimento. A grande questão que assombra as mentes dos profetas de Deus, e de todos aqueles que crêem na Palavra Profética de Deus é: "até quando?"
Tal como Jó, Habacuque não foi alheio à situação. O profeta não apenas falou de um problema, mas viveu a situação. Pelo fato de Habacuque ter experimentado as coisas sobre as quais escreveu, podemos estar seguros de que ele estava certo ao dizer que a ação de Deus em favor dos crentes "certamente, virá, não tardará" (Hc 2:3), e que "o justo viverá pela sua Fé " (Hc 2:4).