quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RUTE, A MULHER VIRTUOSA (Rt 3:11) !!!


Rute é uma história de Amor, Devoção e Redenção, uma pedra semipreciosa bem no meio dos dias negros do período dos juízes. É a história de uma mulher "Moabita" que abandona sua herança pagã a fim de se juntar ao povo e ao Deus de Israel. Por causa de sua fidelidade num momento de infidelidade, Deus a recompensa, dando-lhe um novo marido (Boaz), e um filho (Obede) e uma privilegiada posição na linhagem de Davi e de Cristo (Rute é bisavó de Davi).

O Cristo de Rute:
O conceito de Resgatador, ou "goel" (Rt 3:9 , parente próximo), é uma importante figura da obra de Cristo. O "goel" precisava:
1)Ser parente de Sangue daqueles a quem Resgataria (Dt 25:5,7-10; Jo 1:14; Rm 1:3; Fp 2:5-8; Hb 2:14-15).
2)Ser capaz de pagar o preço da Redenção (Rt 2:1; I Pe 1:18-19).
3)Ter o desejo de Resgatar (Rt 3:11; Mt 20:28; Jo 10:15,18; Hb 10:7).
4)Ele próprio ser Livre (Cristo estava livre da maldição do pecado).

O "Resgate ou Redenção" , da história de Rute e Boaz é uma ilustração viva, é o tema principal do Novo Testamento. A primeira palavra grega usada para comunicar esta idéia é uma palavra de uso comercial que significa "adquirir alguma coisa no mercado" (ver seu uso comercial em Mt 13:44). Mas, quando usada em referência a Cristo e à Salvação, a palavra assume um significado teológico muito importante. Paulo modificou essa palavra em Gl 3:13 e Gl 4: 4-5, utilizando uma preposição, de modo que o termo. literalmente, significasse "comprar alguma coisa e tirá-la do mercado". Em essência, Paulo estava dizendo que, por Sua morte na cruz, Cristo havia comprado o nosso perdão. Estávamos sob a maldição da lei, escravizados ao pecado e destinados à morte eterna. Mas Cristo nos resgatou. Ele pagou o preço para nos tirar de nosso estado deplorável e de nossa triste condição.

Assim como Rute, a "Mulher Virtuosa", a Igreja de Cristo precisa ter também essas Virtudes: Amar a Cristo, Lealdade a Ele, Fidelidade e Depender dEle !