sexta-feira, 9 de outubro de 2009

APOCALÍPSE E OS SETE SELOS !!!



".........ÁquEle que está sentado no Trono, e ao Cordeiro, seja o Louvor, e a Honra, e a Glória, e o Domínio, pelos séculos dos séculos " (Ap 5:3 ).

Apocalípse é um Livro de Revelações feitas por Jesus. Os capítulos 4 e 5 são preparatórios para o desenvolvimento destas Revelações. No capítulo 6, os Selos começam a ser abertos. Cristo é o único que tem poder e autoridade para abrir esses Selos.

O Livro e os Sete Selos : Ap 5:1

O Livro dos Sete Selos é descrito como um Rolo Selado, ao longo de suas beiradas, com Sete selos, dando a entender que estava tão fechado que somente Um Grande Poder seria capaz de abri-lo. Este é o Livro das Revelações de Jesus Cristo que passamos agora a considerar.

1)Primeiro Selo (Ap 6:1-2) : O Cavalo Branco (Conquista). Um homem montado em um Cavalo Branco surgiu em cena. O Anticristo, que imitará o Verdadeiro Cristo com uma falsa pureza, falsa paz, usando seu arco (v.2), um instrumento de longo alcance. Ele tentará persuadir todas as nações. O texto diz : "saiu vencendo e para vencer". Cristo, porém, já "Venceu e é Vencedor" (Ap 5:5). Glória a Deus !!!

2)Segundo Selo (Ap 6:3-4): O Cavalo Vermelho (Guerra). Este segundo Selo mostra um cavaleiro mais pomposo. Nada disse. Apenas cavalgou e permitiu que a cor de seu Cavalo o identificasse. Foi-lhe concedido "tirar a paz da terra e levar os homens a se matarem uns aos outros". Vermelho é a cor do sangue, dando a entender derramamento de sangue.

3)Terceiro Selo (Ap 6:5-6): O Cavalo Preto (Fome). Aberto o terceiro Selo identificando o terceiro cavaleiro como sendo a Fome. Nos tempos de guerra, escasseia o alimento e ele é racionado e pesado para cada família. Os preços dos gêneros de primeira necessidade se elevam assustadoramente; o preço do trigo para o pão; do óleo; do vinho...etc. A fome sempre vem na esteira da guerra. Jesus já havia predito isto : "haverá fome" (Mt 24:7).

4)Quarto Selo (Ap 6:7-8): O Cavalo Amarelo (Morte). Um Cavalo Amarelo, pálido, entra em cena como um figura hedionda. Seu nome é Morte; e o Hades, a região dos mortos, vem atrás dele para apanhar sua presa. Foi-lhe dado o poder sobre a quarta parte da terra, podendo matar seus habitantes por todos os meios concebíveis. A peste sempre vem depois da guerra e da fome. Ela pode destruir mais vidas do que a própria guerra e a fome. Consegue deixar forte impressão de horror.

Tudo o que foi apresentado, a Conquista Militar, a Guerra, a Fome e a Morte, são manifestações da Ira do Cordeiro (Ap 6:16-17), sobre os homens que ficarem na Grande Tribulação.

5)Quinto Selo: O Lamento dos Mártires (Ap 6:9-11). Na abertura desse Selo, a cena se modifica. Até aqui vimos os meios pelos quais Deus exercerá Seu Julgamento. Agora, veremos a razão desse Julgamento. Debaixo do Altar, João vê "as almas dos que foram mortos por causa da Palavra de Deus e por causa do Testemunho que deram". O Altar é o lugar onde podemos nos aproximar de Deus; lugar aonde Deus vem ao encontro das necessidades humanas. Quem são esses Mártires? Possivelmente os judeus, juntamente com alguns gentios, que serão levados a crer devido ao súbito desaparecimento da Igreja (Ap 3:10; I Ts 1:10). Simbolicamente, esses Mártires clamarão para que se vingue o sangue deles que foi derramado. Mas isto é um símbolo. Este parágrafo reflete a necessidade moral do Julgamento. Deus não seria um Deus Justo se deixasse sem vingança males tão grandes (Dt 32:35). A cada um deles se conferiu um Vestido Branco, símbolo e sua vitória e pureza, e se lhes diz que tenham paciência, pois o tempo ainda não está maduro para a retribuição de Deus; há outros que ainda irão sofrer como eles.

6)Sexto Selo: Terremoto e Julgamentos (Ap 6:12-17). O texto fala do escurecimento do sol, a lua tornando-se em sangue, estrelas caindo do céu, ventos fortes, pessoas de todas as classes sociais escondendo-se em cavernas e rochas e clamando às montanhas que caiam sobre elas e assim as escondessem do rosto d'Aquele que está assentado no Trono e da Ira do Cordeiro. Ainda não está representando neste texto o Juízo Final. Apenas é um Julgamento temporal por meio de calamidades naturais. Estes acontecimentos também se referem ao período da Grande Tribulação (Mt 24:21; Ap 7:14; Dn 9:27), ultrapassando qualquer coisa que a natureza jamais viu semelhante.

Obs.: Os 144.000 Selados (Ap 7:1-17). Na visão deste capítulo, João viu quatro anjos, que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos que simbolizam a retribuição divina. Também viu outro anjo que subia da banda do sol nascente. Trazia o Selo de Deus que indica Posse e Proteção, nas frontes dos judeus, 144.000, que se converterão no meio da Grande Tribulação com um grupo de gentios (Ap 7:4-9).

7)Sétimo Selo: O Silêncio no Céu e o Incenso (Ap 8:1-5). O Silêncio no Céu tem sido interpretado de várias maneiras: simbolizando também um período de suspense, de expectativa, pelas coisas que ainda iriam acontecer. Simbolizando também o momento em que os salvos (da Tribulação), quando chegarem ao Céu, ficarão perplexos, vislumbrando, atônitos as belezas daquilo que os olhos jamais viram (I Co 2:9). O Incenso da Vitória (Ap 8:3-5) refere-se às orações de todos os santos. Toda a cena dos vv 3-5, é um prelúdio das Sete Trombetas que começaram a ser ouvidas.

Conclusão: Agonizante será para aqueles que não subirem no ARREBATAMENTO, pois terão de contemplar todos estes flagelos durante Sete Anos (Dn 9:27; Ap 11:23). A Igreja, porém, estará nas Bodas do Cordeiro, participando do Grande Casamento entre o Noivo e a Noiva (Ap 22:17). Aleluia !!!