quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DAI-LHES VÓS DE COMER !!! (Mt 14:16)


Depois da morte de João Batista, Jesus se retira de barco para uma localização particular. Lucas registra que este lugar é Betsaida (Lc 9:10). Mas as multidões seguem a pé e interrompem , abruptamente, o descanso do Senhor. Sentindo compaixão das multidões que não tinham líderes (Mc 6:34), Jesus lhes cura os doentes. No fim do dia, quando os discípulos sugerem que as multidões sejam despedidas para as aldeias a fim de comprarem comida, Jesus lhes ordena que eles dêem comida para as pessoas. Eles informam Jesus dizendo que só têm cinco pães e dois peixes, o conteúdo do lanche de um menino (Jo 6:9). Apesar da falta de provisão, Jesus manda que as multidões se sentem e procede a fazer o milagre.
Os doze cestos cheios de comida que sobraram, indicam que todos ficaram satisfeitos.
A linguagem e imagem da alimentação milagrosa estão férteis de significados:

1)Recorda a provisão milagrosa do "Maná" no deserto depois do Êxodo (Êx 16:1-10; Jo 6:31-51).
2)É paralelo da ação de Eliseu, que alimentou milagrosamente cem homens (II Re 4:42-44).
3)O "Maná" está associado com o "Messias" nos escritos judaicos e cristãos ( II Baruque 29:8; Ap 2:17). Por este milagre Jesus está fazendo deliberada declaração "Messiânica". Ele atua como anfitrião de uma refeição, antecipando o "Banquete Messiânico" no tempo do fim, no qual Ele agirá como anfitrião na função de "Cabeça" da comunidade (Ap 19:7-9).
As ações de Jesus na realização deste milagre têm paralelo notável com Suas ações na "Última Ceia": Ele "tomou o Pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos" (Mt 26:26; I Co 11:23-24). Estes paralelos também aparecem na refeição em Emaús, quando o Senhor ressurreto "foi conhecido no partir do Pão" ( Lc 24:30-35). Em João, Jesus vincula deliberadamente a alimentação dos cinco mil com o "Maná" e Suas palavras concernentes a Seu corpo e Seu sangue (Jo 6:26,31-58). É significativo que os apóstolos apresentem os relatos da "Última Ceia" ou comunhão usando a "linguagem de milagre" desta alimentação miraculosa. Eles querem que a celebração das "Bodas do Senhor" seja vista em termos de milagre !

Como nós temos despedido as almas? Famintas ou saciadas ? Pensemos !!!