quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EM FILIPOS: UMA IGREJA ALEGRE !!!


A cidade de Filipos recebeu esse nome por causa de Filipe da Macedônia, pai de Alexandre, o Grande, que capturou a cidade sob o domínio dos trácios em 358 a.C . Filipos depois se tornou uma colônia romana, cuja localidade portuária fazia dela um centro de comércio importante no Mediterrâneo e, assim, um local estratégico para a disseminação do Evangelho.
Paulo escreve uma carta à Igreja que estava em Filipos, durante o seu segundo aprisionamento, por volta de 62 d.C, esta epístola é uma exposição do Cristianismo como uma experiência pessoal. Foi escrita como resposta imediata a uma oferta enviada pela Igreja Filipense, por intermédio de Epafrodito, a Paulo, que se encontrava nesse tempo preso em Roma. A Epístola aos Filipenses transborda de alegria e amor, refletindo a profunda e carinhosa relação de Paulo com Cristo e sus perseverante Fé nEle.
A passagem teológica mais importante está em Fp 2:5-11, que expressa as seguintes verdades fundamentais sobre Cristo:

1)Sua pré-existência divina.
2)Sua humilhação ou esvaziamento de Si mesmo.
3)Sua humilde humanidade.
4)Sua humilhante, mas Redentora morte na cruz.
5)Sua Exaltação pelo Pai.
6)Seu Nome Supremo.
7)Seu futuro Governo Universal.

Como estamos "em Cristo" (Fp 1:1), sabemos que Ele está em nós, vivendo por meio de nós (Fp 1:21). Portanto, Paulo declara a essência de ser um cristão mediante esta breve afirmação: "o viver é Cristo, e o morrer é ganho". Na morte, como cristãos, partimos para estar com Cristo, mas Ele é o nosso exemplo enquanto estamos vivos (Fp 2:5), assim como nossa glória (Fp 3:3), nosso alvo e objetivo (Fp 3:10-14), nossa esperança no Arrebatamento (Fp 3:20-21), nossa fonte de paz (Fp 4:6-7), nossa força dinâmica interior (Fp 4:13), e nosso supridor e provedor (Fp 4:19).
Cinco profecias incluem informação sobre a Segunda Vinda de Cristo (Fp 1:6,10; Fp 3:20-21), o futuro Reinado de Jesus (Fp 2:10-11), uma alusão à circuncisão que é típica da seleção especial de Deus (Fp 3:3-6), obtenção da ressurreição (Fp 3:11,21) e a afirmação que o Senhor está voltando (Fp 4:5).

Que a Alegria dessa Igreja em Filipos nos possa contagiar . Perto está o Senhor !!!