segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SALMO 46


A autoria desse Salmo é dos filhos de (ou seus descendentes) de Corá. Quem foi Corá ? Foi um levita que havia liderado uma rebelião contra Moisés (Nm 16:1-35). Corá foi morto, mas seus descendentes permaneceram fiéis a Deus e continuaram a servir ao Senhor no Tabernáculo. Davi designou homens da família de Corá para servir como líderes do Coro (I Cr 6:31-38).
Os Salmos 46 a 48 são Hinos de Louvor a Deus; celebram o livramento de um grande inimigo. O Sl 46 , provavelmente, foi escrito na época em que o exército assírio cercou e invadiu Jerusalém (II Re 18:13 _19:37).
O medo das montanhas ou as cidades serem subitamente lançadas ao mar como resultado de um terremoto, ou desintegrarem-se devido a uma explosão nuclear, assombra muitas pessoas hoje. Mas o salmista diz que, ainda que o mundo venha a ser abalado, não precisamos temer. Diante da mudança absoluta, o escritor expressou sua calma confiança na habilidade e na capacidade de Deus para salvar.
Este Salmo de confiança e ação de graças focaliza o Deus de Israel, seu Refúgio (vv.1-3), a Cidade de Deus, sua segurança (vv.4-7), e o Livramento de deus, sua Paz (vv.8-11). Embora a invasão de Judá por Senaqueribe, durante o reinado de Ezequias (II Re 18:13 _ 19:37) possa oferecer o contexto histórico deste Salmo, este Cântico parece prenunciar o Sl 47, que é um Salmo do Reino Divino e, assim, refere-se, ao Reino Milenar de Cristo.

Notemos os versículos:

1) vv.2-3 ; a idéia é : "não importa o que aconteça".
2)v.4 ; um Rio que oferece bênção física e espiritual, particularmente em relação à Cidade de Deus durante o Milênio, Jerusalém ( Zc 14:8).
3)v.8 ; em última análise somente o Rei Messias pode fazer tais coisas, durante Seu Reino Milenar.
4)v.10 ; "Aquietai-vos " , isto é, cessai as atividades de guerra e reconhecei a Supremacia de Deus. O salmista antevê a prosperidade alegre e pacífica do Reino Milenar de Cristo na terra. Só então Israel viverá tamanha glória. As guerras cessarão, e a Paz prevalecerá.
No Novo Testamento, encontramos um paralelo deste Salmo : Rm 8:31-39. Quem inspira esta confiança ? É Deus: Refúgio, Fortaleza e Auxílio !